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dc.contributor.advisorReal, Luciane Magalhães Cortept_BR
dc.contributor.authorPaim, Nathaliapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T05:05:01Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274006pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso trata da contribuição da psicologia do desenvolvimento para as relações de afeto na ação docente com crianças na educação infantil (E.I). O estudo é de cunho qualitativo, na forma de Estudo de Caso, tendo como participantes docentes que atuam ou atuaram na E.I. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Google Formulários, através do qual as professoras responderam sobre sua ação docente a partir das situações apresentadas. O referencial teórico utilizado foi a epistemologia genética piagetiana. Os resultados do trabalho mostram que, segundo as professoras, a ação docente é pautada pelo acolhimento, conversas, intervenções e estratégias, mas nem sempre consideram o estádio de desenvolvimento como descritos por Piaget nas situações vivenciadas na E.I. A partir das escritas das participantes e do referencial teórico foi possível confirmar a importância da psicologia do desenvolvimento para a ação docente na educação infantil e a necessidade de que os professores se apropriem da teoria para nortear suas ações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.titlePsicologia do desenvolvimento na Educação Infantil: relações de afeto na docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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