Relação entre família e escola no berçário : um olhar sobre possibilidades de comunicação
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a relação entre família e escola através das possibilidades de comunicação viabilizadas no berçário de uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, buscou-se verificar a existência das possibilidades de comunicação formais e informais viabilizadas pela escola, assim como as demandas que surgem nessa comunicação. O referencial teórico, baseado em estudos nacionais e internacionais sobre a Educação Infantil, apoiou-se em conce ...
Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a relação entre família e escola através das possibilidades de comunicação viabilizadas no berçário de uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, buscou-se verificar a existência das possibilidades de comunicação formais e informais viabilizadas pela escola, assim como as demandas que surgem nessa comunicação. O referencial teórico, baseado em estudos nacionais e internacionais sobre a Educação Infantil, apoiou-se em conceitos sobre a centralidade do cuidado e educação e a relação entre a família e a escola na etapa do berçário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e a estratégia metodológica foi o estudo de caso e os procedimentos utilizados foram a análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com as professoras do berçário e com as coordenadoras da educação infantil. As possibilidades de comunicação formais encontradas foram: o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico, o Manual de Pais e Alunos, as Agendas Escolares, a Entrevista Pré-matricula, a Entrevista com a professora e as Reuniões de Pais. Como possibilidades informais de comunicação encontramos a conversa na porta da sala e os telefonemas. Percebemos que as principais demandas dos pais são em relação aos cuidados dos seus bebês, enquanto a escola demonstra querer mostrar o que há de educativo no cuidado de seus alunos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License