'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
dc.contributor.advisor | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Escher, Celine Lehmann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27389 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes campos investigativos que abordam tais dificuldades, em especial a dislexia. Visa, portanto, agregar conhecimentos que enriqueçam interpretações do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em suas complexidades. Inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à educação e adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por ter sido desenvolvido com uma aluna do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, a qual apresenta diagnóstico médico e fonoaudiológico de dislexia. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de MASSI (2004), CORSO (2008), DALLA ZEN (2010), entre outros. Utilizouse de observações de campo e de sessões nas quais foram realizadas intervenções pedagógicas envolvendo leitura e escrita para obtenção de dados empíricos. As análises desenvolvidas confirmam as dificuldades enfrentadas pela aluna em suas produções, mas possibilitam também a discussão sobre um conjunto de fatores que podem favorecer (ou não) a superação ou, pelo menos, a minimização das chamadas dificuldades. Destacou-se como possibilidade para tal superação um trabalho sistemático, diferenciado e complementar de leitura e escrita na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Intervenção psicopedagógica | pt_BR |
dc.title | 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764463 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)