Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura
dc.contributor.advisor | Bruscato, Léia Miotto | pt_BR |
dc.contributor.author | Vale, Marina Pires De Castro Aguiar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T05:06:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273877 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho desenvolveu, implementou e avaliou uma proposta de estratégia pedagógica que contemplou o ensino do projeto morfogenético computacional, e por consequência de modelo de desempenho, na instância de Ensino Remoto. Esse estudo se estabeleceu em quatro etapas: 1) Compreensão do problema; 2) Desenvolvimento da Proposta; 3) Implementação e teste de funcionamento; 4) Reflexões para contribuições teórico-práticas. A coleta de dados foi realizada por análise documental, questionários e observação qualitativa e ocorreu por meio da implementação de um curso em uma ação de extensão, no qual a estratégia elaborada foi aplicada. A análise dos dados apresentou que as estratégias pedagógicas propostas possuíram boa contribuição no processo e na experiência de aprendizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work developed, implemented, and evaluated a proposal for a pedagogical strategy that included teaching computational morphogenetic design and, consequently, performance modeling in the context of remote teaching. The study was conducted in four stages: 1) understanding of the problem; 2) proposal development; 3) implementation and functional testing; 4) reflections for theoretical and practical contributions. Data collection was carried out through document analysis, questionnaires, and qualitative observation, which occurred through the implementation of a course in an extension action where the developed strategy was applied. Data analysis showed that the proposed pedagogical strategies had a good contribution to the learning process and experience. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Project teaching | en |
dc.subject | Parametric design thinking | en |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Morphogenesis | en |
dc.subject | Optimization | en |
dc.subject | Evolutionary algorithms | en |
dc.title | Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical contributions to morphogenesis applied to architectural and design project | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198314 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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