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dc.contributor.advisorMello, Luciana Garcia dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Elen Cristina Ramos dospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T05:05:36Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273843pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se insere em um campo de investigação preocupado em compreender as dinâmicas raciais e racistas que influenciam a produção de conhecimento no âmbito acadêmico-científico brasileiro. A partir das perspectivas críticas raciais, decoloniais e contracoloniais, proponho um estudo de caso, recobrando o legado teórico da intelectual e ativista Lélia Gonzalez, para refletir acerca de sua (in)visibilização na produção científica e ensino na área de Pensamento Social Brasileiro. O principal objetivo deste estudo consiste, portanto, em um esforço de averiguar qual o espaço tem-se reservado ao legado teórico da autora no cenário da produção e reprodução de conhecimento dessa área. Questiono em que medida os processos de apagamento da contribuição teórica de autoras como Lélia Gonzalez são atravessados pelas dinâmicas de poder e racismo epistêmico que fundamentam as ciências sociais a nível global e local. Para atender aos objetivos e perguntas de pesquisa, são considerados como campo e escopo de análise duas fontes de dados principais; uma de natureza documental e bibliográfica e outra de natureza narrativa. A primeira abrange trabalhos acadêmicos submetidos e apresentados em Grupos de Trabalho (GTs) de Pensamento Social no Brasil e de Relações Raciais, que compõem a programação dos principais eventos de ciências sociais do país. A segunda fonte de informação concentrou-se no contexto do ensino das disciplinas de Pensamento Social no Brasil, mais precisamente nos programas de pós-graduação em sociologia, nos quais foram mapeados ementas e programas de curso disponíveis digitalmente, seguido pela condução de entrevistas em profundidade com os docentes dessas disciplinas. A principal conclusão é que, a despeito de Lélia Gonzalez ser uma das intelectuais mais notabilizadas, celebradas e reconhecidas atualmente, principalmente nos estudos interseccionais, de gênero e raça, seu legado teórico reflexivo segue sob o signo da invisibilidade no âmbito do ensino e da pesquisa em Pensamento Social no Brasil, área na qual a autora possui reflexões e contribuições importantes e determinantes.pt_BR
dc.description.abstractThis work fits into a field of research concerned with understanding the racial dynamics and racism that influence the production of knowledge in the Brazilian academic-scientific sphere. Drawing from critical racial, decolonial, and counter-colonial perspectives, I propose a case study, reclaiming the theoretical legacy of the intellectual and activist Lélia Gonzalez, to reflect on her (in)visibility in scientific production and teaching in the area of Brazilian Social Thought. The main objective of this study, therefore, consists of an effort to ascertain the space reserved for the author's theoretical legacy in the scenario of knowledge production and reproduction in this area. I question to what extent the processes of erasure of the theoretical contribution of authors like Lélia Gonzalez are crossed by the dynamics of power and epistemic racism that underpin the social sciences globally and locally. To meet the objectives and research questions, two main sources of data are considered as the field and scope of analysis; one of documentary and bibliographic nature and another of narrative nature. The first encompasses academic papers submitted and presented in Working Groups (GTs) on Social Thought in Brazil and on Racial Relations, which make up the programming of the country's main social science events. The second source of information focused on the context of teaching Social Thought disciplines in Brazil, more precisely in sociology postgraduate programs, in which syllabi and course programs available digitally were mapped, followed by conducting in-depth interviews with the teachers of these disciplines. The main conclusion is that, despite Lélia Gonzalez being one of the most notable, celebrated, and recognized intellectuals currently, especially in intersectional, gender, and race studies, her theoretical-reflective legacy continues under the sign of invisibility in the field of teaching and research in Social Thought in Brazil, an area in which the author has important and determinant reflections and contributions.en
dc.description.abstractEste trabajo se ubica en un campo de investigación preocupado por comprender las dinámicas raciales y racistas que influyen en la producción de conocimiento en el ámbito académico científico brasileño. A partir de perspectivas críticas raciales, decoloniales y contra-coloniales, propongo un estudio de caso, recuperando el legado teórico de la intelectual y activista Lélia Gonzalez, para reflexionar sobre su (in)visibilización en la producción científica y la enseñanza en el área de Pensamiento Social Brasileño. El objetivo principal de este estudio consiste, por lo tanto, en un esfuerzo por averiguar qué espacio se ha reservado para el legado teórico de la autora en el escenario de producción y reproducción de conocimiento en esta área. Cuestiono en qué medida los procesos de exclusión de la contribución teórica de autoras como Lélia Gonzalez están atravesados por las dinámicas de poder y racismo epistémico que fundamentan las ciencias sociales a nivel global y local. Para cumplir con los objetivos y preguntas de investigación, se consideran como campo y alcance de análisis dos fuentes de datos principales; una de naturaleza documental y bibliográfica y otra de naturaleza narrativa. La primera abarca trabajos académicos presentados en Grupos de Trabajo (GTs) de Pensamiento Social en Brasil y de Relaciones Raciales, que conforman la programación de los principales eventos de ciencias sociales del país. La segunda fuente de información se centró en el contexto de la enseñanza de las disciplinas de Pensamiento Social en Brasil, más precisamente en los programas de posgrado en sociología, en los que se mapearon los programas de curso disponibles digitalmente, seguido por la realización de entrevistas en profundidad con los docentes de estas disciplinas. La principal conclusión es que, a pesar de que Lélia Gonzalez es una de las intelectuales más destacadas, celebradas y reconocidas actualmente, especialmente en estudios interseccionales, de género y raza, su legado teórico-reflexivo sigue bajo el signo de la invisibilidad en el ámbito de la enseñanza y la investigación en Pensamiento Social en Brasil, un área en la que la autora tiene reflexiones y contribuciones importantes y determinantes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLélia Gonzalezen
dc.subjectPensamento socialpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBrazilian social thoughten
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectEpistemic racismen
dc.subject(In)visibilityen
dc.subjectColoniality of knowledgeen
dc.subjectPensamiento social en Brasiles
dc.subjectRacismo epistémicoes
dc.subject(In)visibilidades
dc.subjectColonialidad del saberes
dc.titleLélia Gonzalez, intelectual amefricana : a (in)visibilidade de uma intérprete negra no Pensamento Social Brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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