Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
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Data
1986Tipo
Resumo
Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., qu ...
Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor. ...
Abstract
The literature review about the development of teacher expectations research in the United States, indicates that in the last seventeen years since the publication of "Pigmalion in the classroom" (Rosenthal e Jacobson, 1968), there has been a tendency to abandon the attempts to replicate it, no longer trying to manipulate teacher expectancies about his/her students but, instead, trying to focus the research in the factors like pupil social class, sex, race, cumulative folder information etc., t ...
The literature review about the development of teacher expectations research in the United States, indicates that in the last seventeen years since the publication of "Pigmalion in the classroom" (Rosenthal e Jacobson, 1968), there has been a tendency to abandon the attempts to replicate it, no longer trying to manipulate teacher expectancies about his/her students but, instead, trying to focus the research in the factors like pupil social class, sex, race, cumulative folder information etc., that cause teachers expectations. This research has great relevance because even if the evidence suggests that in most cases teacher expectancies don't bias pupil performance, it also indicates that teacher expetancies sustain student performance in undesirable levels. In Brazil, the research studies on this topic have come to the same results, mainly emphasizing the relationship between the student failure and low teacher's expectancies. ...
Contido em
Cadernos de pesquisa. São Paulo. N. 57 (maio 1986), p. 61-70
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Nacional
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