Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural ...
Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral. ...
Abstract
This paper measures the impact of cultural capital of teachers on the proficiency of 5th grade students in Portuguese and Mathematics. Through the instrumental variables method our results indicate that cultural capital of teachers has a positive effect only for children’s learning in portuguese. An additional standard deviation in the teacher culture index increases, on average, 0.15 standard deviation to proficiency. We found that the mechanisms for the findings is that the teachers with high ...
This paper measures the impact of cultural capital of teachers on the proficiency of 5th grade students in Portuguese and Mathematics. Through the instrumental variables method our results indicate that cultural capital of teachers has a positive effect only for children’s learning in portuguese. An additional standard deviation in the teacher culture index increases, on average, 0.15 standard deviation to proficiency. We found that the mechanisms for the findings is that the teachers with high cultural capital levels encourage children to demand cultural goods and services and to read books inside the classroom. ...
Contido em
Economia aplicada. São Paulo. Vol. 21, n. 2 (abr./jun. 2017), p. [339]-381
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Sociais Aplicadas (4073)
Este item está licenciado na Creative Commons License