Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMartini, Sandra Reginapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Lissandra de Avilapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T05:00:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273063pt_BR
dc.description.abstractNesta monografia, pretende-se demonstrar a condição de vulnerabilidade a que estão submetidos os consumidores em geral e de medicamentos, especialmente os idosos. Partindo-se de uma breve análise da proteção do consumidor no âmbito constitucional e da vulnerabilidade inerente a todos os consumidores, busca-se explicitar a vulnerabilidade agravada, também chamada hipervulnerabilidade, do idoso que se vê obrigado a recorrer à automedicação e da influência da publicidade nas escolhas dos produtos. Adiante, é feita uma análise da autorregulamentação publicitária sobre medicamentos e serviços ligados à saúde, para então avaliar as estatísticas do que é submetido ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) em matéria de saúde. Na sequência, passa-se a analisar o teor das publicidades submetidas ao CONAR. Finaliza-se com um apanhado geral da importância da defesa do consumidor frente ao panorama exposto no trabalho.pt_BR
dc.description.abstractIn questa monografia, si intende dimostrare la condizione di vulnerabilità a cui i consumatori sono sottoposti in generale e di medicina, specialmente gli anziani. Sulla base di una breve analisi della protezione del consumatore nel contesto costituzionale e della vulnerabilità intrinseca di tutti i consumatori, si cerca di rendere esplicita la vulnerabilità aggravata, detta anche hipervulnerabilità, degli anziani che sono costretti a ricorrere all'automedicazione e all'influenza della pubblicità nelle scelte di prodotto. Successivamente, viene eseguita un'analisi dell'autoregolamentazione pubblicitaria sui farmaci e sui servizi relativi alla salute, quindi vengono analizzate le statistiche di ciò che viene presentato al Consiglio nazionale per la pubblicità autoregolamentare (CONAR) sulla salute. A seguire, verrà analizzato il contenuto degli annunci inviati a CONAR. Si conclude con una panoramica generale dell'importanza della protezione del consumatore contro il panorama esposto nel lavoro.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdoso : Aspectos jurídicospt_BR
dc.subjectAnziani: aspetti giuridiciit
dc.subjectPublicidade : Medicamentospt_BR
dc.subjectPubblicità di medicamentiit
dc.titleSociedade medicalizada: vulnerabilidade agravada do consumidor de medicamentos e publicidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196603pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Direito do Consumidorpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem