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dc.contributor.advisorReis, Antonio Tarcisio da Luzpt_BR
dc.contributor.authorSeibt, Maria Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T04:35:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272851pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa examina e compara os níveis de percepção de segurança, de agradabilidade e de caminhabilidade de espaços abertos públicos em quadras com diferentes medidas locais e configuracionais, tendo como estudo de caso as quadras mais movimentadas nos bairros Bom Fim e Cidade Baixa (POA/RS). Logo, são objetivos deste trabalho: (1) analisar os níveis de caminhabilidade, a percepção de segurança e a agradabilidade em quadras com diferentes características locais; (2) analisar os níveis de caminhabilidade e a percepção de segurança em quadras com diferentes medidas configuracionais; e (3) comparar o impacto das medidas locais e configuracionais nos níveis de caminhabilidade. Assim, as medidas locais levantadas para as análises são: os usos nos térreos das edificações, o alinhamento das edificações com relação às calçadas e as permeabilidades físicas e visuais dos térreos das edificações. Por sua vez, as medidas configuracionais consideradas para as análises são as medidas de integração global e local (R5) e escolha de rota (choice) global e local (R5). Os demais dados foram coletados através de observação de comportamento e questionário. Os dados quantitativos foram analisados através de testes estatísticos não-paramétricos e análises sintáticas e os dados qualitativos foram analisados através de interpretações dos significados e frequências. Os resultados revelam que: (1) uso residencial tem impacto positivo na percepção de segurança, enquanto uso comercial, edificações recuadas e altas taxas de permeabilidade visual e física tem impacto negativo; (2) edificações recuadas tem impacto negativo na agradabilidade; e (3) uso comercial nos térreos, edificações alinhadas, taxas mais altas de permeabilidade visual e valores mais altos de choice global tem impacto positivo na caminhabilidade, enquanto uso residencial e edificações recuadas tem impacto negativo. Ainda, as medidas locais se revelaram melhores indicadores dos níveis de caminhabilidade que as medidas configuracionais. Dessa forma, espera-se que os resultados referentes às medidas locais possam contribuir para a tomada de decisões de profissionais de arquitetura e planejamento urbano e na elaboração de legislações urbanísticas que valorizem o pedestre e contribuam para a segurança, agradabilidade e caminhabilidade dos espaços abertos públicos, assim como contribuir para futuros trabalhos e índices de caminhabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines and compares the levels of perceived safety, pleasantness, and walkability of public open spaces in blocks with different local and configurational measurements, taking two Brazilian neighborhoods as a case study. Therefore, the objectives of this survey are: (1) to analyze walkability, perceived safety, and pleasantness levels on blocks with different local measures; (2) to analyze walkability and perceived safety levels on blocks with different configurational measures; and (3) to compare the impact of local and configurational measures on walkability levels. To this end, the busiest blocks in each of the two neighborhoods were selected for the survey. Thus, the local measurements taken for the analyzes are the uses on the ground floors of the buildings, the alignment of the buildings relating to the sidewalks, and the physical and visual permeabilities of the ground floors of the buildings. In turn, the configurational measures considered for the analyzes are the measures of global and local (R5) integration, and global and local (R5) choice. The remaining data were collected through behavioral observation and questionnaires. Quantitative data were analyzed through non-parametric statistical tests and syntactic analyzes and qualitative data were analyzed through interpretations of meanings and frequencies. The results reveal that: (1) residential use has a positive impact on the perception of safety, while commercial use, set back buildings and higher visual and physical permeability have a negative impact on the perception of safety; (2) setback buildings have a negative impact on pleasantness; and (3) commercial use on the ground floor, aligned buildings, higher visual permeability rates and higher global choice values have a positive impact on walkability, while residential use and setback buildings have a negative impact on walkability. Furthermore, local measures proved to be better indicators of levels of walkability than configurational measures. In this way, it is expected that the results regarding local measures can contribute to the decision making of architecture and urban planning professionals and in the development of urban legislation that values pedestrians and contributes to the safety, pleasantness, and walkability of public open spaces, as well as contributing to future work and walkability index.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWalkabilityen
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectUser perceptionen
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectEspaços abertospt_BR
dc.subjectOpen public spaceen
dc.subjectGround floor interfacesen
dc.subjectSpace syntaxen
dc.titleMedidas locais e configuracionais : efeitos para a caminhabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197644pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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