Interfaces entre academia e mercado : o olhar de egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS
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2023Advisor
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho propõe refletir sobre as interfaces entre academia e mercado de trabalho no âmbito das Relações Públicas, da perspectiva de egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e através da seguinte pergunta: como as competências acadêmicas do currículo do curso de Relações Públicas da UFRGS são assimiladas e aplicadas em contexto laboral por egressos do curso, a partir do currículo acadêmico instituído? Para responder o questionamento, o objetivo de ...
Este trabalho propõe refletir sobre as interfaces entre academia e mercado de trabalho no âmbito das Relações Públicas, da perspectiva de egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e através da seguinte pergunta: como as competências acadêmicas do currículo do curso de Relações Públicas da UFRGS são assimiladas e aplicadas em contexto laboral por egressos do curso, a partir do currículo acadêmico instituído? Para responder o questionamento, o objetivo definido foi identificar como os egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS, ingressantes a partir do segundo semestre letivo de 2017, assimilam, relacionam e aplicam as competências acadêmicas do curso no exercício profissional, após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no novo Projeto Pedagógico. As bases teóricas do presente estudo se suportaram no percurso científico de autores como Waldemar Kunsch (2009), Moura (2009; 2015), Oliveira (2009) e Ferrari (2009; 2015a; 2015b; 2017), observando o resgate do histórico da profissão, do ensino de Relações Públicas e interfaces entre academia e mercado. Este trabalho se ancorou em três metodologias de pesquisa distintas: em um primeiro momento, usou pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2005) para amealhar, organizar e transpor fontes em produção acadêmica que fundamenta esta monografia. Em um segundo momento, foi empregada a técnica de entrevista de profundidade (DUARTE, 2005), ao entrevistar seis egressas do curso de Relações Públicas da UFRGS, as quais cursaram integralmente o currículo instituído em 2017. Por fim, a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) buscou a sistematização das informações coletadas, com o objetivo de convertê-las em perspectiva crítica, em concordância com os objetivos deste trabalho. Ao concluir a análise, compreendo que as habilidades mais presentes na atuação profissional dos egressos de Relações Públicas das UFRGS se associam diretamente às competências propostas pelo curso. Fatores preponderantes entre os egressos foram a falta de articulação da teoria ministrada no curso com a prática, bem como a carência de uma abordagem voltada ao contexto digital da atualidade. ...
Abstract
This paper proposes to reflect about the interfaces between academia and labor market within the scope of public relations, from the perspective of graduates from the course of Public Relations in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, in its portuguese acronym) and through the following question: how the academic competencies in the syllabus of the course of Public Relations at UFRGS are assimilated and applied in labor context by graduates of this course, from the instituted acad ...
This paper proposes to reflect about the interfaces between academia and labor market within the scope of public relations, from the perspective of graduates from the course of Public Relations in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, in its portuguese acronym) and through the following question: how the academic competencies in the syllabus of the course of Public Relations at UFRGS are assimilated and applied in labor context by graduates of this course, from the instituted academic syllabus? To answer this question, the main objective was to identify how the graduates in Public Relations at UFRGS, joining from the second academic semester of 2017, assimilate, relate and apply the course’s academic competencies in professional practice, after the implementation of the National Curricular Guidelines to conceive the new Pedagogical Project. The theoretical framework in this study has been supported by the scientific route of researchers such as Waldemar Kunsch (2009), Moura (2009; 2015), Oliveira (2009) and Ferrari (2009; 2015a; 2015b; 2017), highlighting the historical review of the profession, the education in Public Relations and interfaces between academia and labor market. This paper has used three distinct types of methodology: at first, bibliographical research (STUMPF, 2005) was used to aggregate, organize and transpose sources to the academic production that substantiates this paper. In a second moment, in-depth interviewing (DUARTE, 2005) was employed to interview six graduates in Public Relations at UFRGS, as they attended it entirely within the instituted academic syllabus in 2017. Lastly, content analysis (BARDIN, 2016) sought systematization of the collected information, with the objective of converting it in critical perspective, in compliance with the named objectives of this paper. Upon concluding the analysis, I understand that the most evident abilities in the professional performance of the graduates in Public Relations at UFRGS are directly associated with the proposed competencies by the course. Preponderant factors amongst the graduates were the lack of articulation between the course’s theory and actual practice, as also the lack of an approach concerning the digital context nowadays. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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