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dc.contributor.advisorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Alexandre Augusto Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:56:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272571pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo mostrar como a educação ambiental pode contribuir em comunidades escolares para a constituição de um ambiente equitativo, sustentável e salutar para as gerações presentes e futuras, estimulando-os a tornarem-se transformadores do ambiente em que estão inseridos. Resulta da análise documental dos relatórios gerados ao final dos ciclos anuais de palestras e dinâmicas ambientais, entre os anos 2009 a 2018, oferecidas às escolas para os Alunos e Alunas dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental nas escolas do entorno do Parque Estadual e da Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí. As ações relatadas integram o arquivo profissional e pessoal do pesquisador e comprova que foram apresentados conteúdos sobre malefícios da incorreta separação e descarte do lixo: a poluição da água, os danos à fauna e flora, as consequências para a saúde da população; e ainda, foram estimuladas as boas práticas ambientais. A análise e interpretação do conteúdo destas interações evidenciam a importância da saúde ambiental. Como resultado se apresenta o planejamento de um ciclo de palestras sobre as boas práticas ambientais e de saúde para as comunidades escolares inseridas nas proximidades das Unidades de Conservação do RS, começando por aquelas em que o projeto foi pensado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to show how environmental education can contribute to school communities in the constitution of an equitable, sustainable, and healthy environment for present and future generations, stimulating them to become transformers of the environment in which they are inserted. It results from the documentary analysis of reports generated at the end of annual cycles of environmental lectures and dynamics, between the years 2009 and 2018, offered to students in the 4th and 5th grades of Elementary School in schools surrounding the State Park and the Jacuí Delta Environmental Protection Area. The reported actions are part of the researcher’s professional and personal archive and prove that contents were presented on the harms of incorrect separation and disposal of waste: water pollution, damage to fauna and flora, consequences for the health of the population; and good environmental practices were also encouraged. The analysis and interpretation of the content of these interactions highlight the importance of environmental health. As a result, the planning of a cycle of lectures on good environmental and health practices for school communities located near the Conservation Units of RS is presented, starting with those where the project was conceived.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental healthen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleA educação ambiental como meio de promoção de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196980pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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