Presença digital de brechós porto-alegrenses : uma análise das estratégias de comunicação utilizadas durante o período da pandemia de COVID-19
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa tem como finalidade principal identificar como o período de pandemia afetou a presença digital dos microempreendedores de moda second hand que tem atuação em Porto Alegre. A fim de responder a esta inquietação, este trabalho tem os seguintes objetivos específicos: identificar quais estratégias foram utilizadas, as diferentes percepções das entrevistadas sobre comunicação digital, compreender possíveis mudanças ocorridas nesse âmbito, analisar pontos de convergência e divergência n ...
Esta pesquisa tem como finalidade principal identificar como o período de pandemia afetou a presença digital dos microempreendedores de moda second hand que tem atuação em Porto Alegre. A fim de responder a esta inquietação, este trabalho tem os seguintes objetivos específicos: identificar quais estratégias foram utilizadas, as diferentes percepções das entrevistadas sobre comunicação digital, compreender possíveis mudanças ocorridas nesse âmbito, analisar pontos de convergência e divergência nas jornadas das empreendedoras. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da perspectiva exploratória em busca do aprofundamento do objeto empírico (GIL, 2008) e da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2002), que consistiu na exploração do material, tratamento dos dados, inferência e interpretação dos mesmos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Ao final constatou-se a importância da comunicação digital durante e após a pandemia e que, apesar da iniciação da digitalização dos brechós entrevistados não terem se dado em decorrência do período, o crescimento das redes e o fortalecimento da relação com os consumidores se beneficiou disto. ...
Abstract
The main purpose of this research is to identify how the pandemic period has affected the digital presence of second-hand fashion micro-entrepreneurs operating within Porto Alegre. In order to address this inquiry, the following specific objectives were delineated: to identify which strategies were used and the different perceptions of the interviewees about digital communication, to understand possible changes occurred in this area, to analyse convergence points on the entrepreneurs' journey. ...
The main purpose of this research is to identify how the pandemic period has affected the digital presence of second-hand fashion micro-entrepreneurs operating within Porto Alegre. In order to address this inquiry, the following specific objectives were delineated: to identify which strategies were used and the different perceptions of the interviewees about digital communication, to understand possible changes occurred in this area, to analyse convergence points on the entrepreneurs' journey. To this end, a qualitative research approach was undertaken, utilizing an exploratory perspective to deepen the understanding of the empirical subject (GIL, 2008) and Bardin's content analysis methodology (2002), which encompassed the exploration of materials, data treatment, inference, and interpretation, garnered through semi-structured interviews. Ultimately, it was established that the digital communication's significance during the pandemic and post-pandemic periods were important and that, despite the fact that the initiation of digitization among the surveyed thrift stores was not directly linked to the pandemic period, the expansion of networks and the enhancement of consumer relationships benefited from this context. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License