A representação da cultura brasileira em Irmão do Jorel
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Tradicionalmente tomado por produções estrangeiras, o setor de animação audiovisual brasileiro teve um boom na última década com o aumento das produções nacionais. Neste cenário foram lançadas animações criadas e produzidas no país, dentre elas Irmão do Jorel. A série exibida pelo Cartoon Network é um dos grandes sucessos do canal atualmente, narra o dia-a-dia de uma típica família suburbana do final do século XX, trazendo à luz personagens e situações comuns do cotidiano brasileiro. No present ...
Tradicionalmente tomado por produções estrangeiras, o setor de animação audiovisual brasileiro teve um boom na última década com o aumento das produções nacionais. Neste cenário foram lançadas animações criadas e produzidas no país, dentre elas Irmão do Jorel. A série exibida pelo Cartoon Network é um dos grandes sucessos do canal atualmente, narra o dia-a-dia de uma típica família suburbana do final do século XX, trazendo à luz personagens e situações comuns do cotidiano brasileiro. No presente trabalho é analisado o seriado Irmão do Jorel, desde aspectos de sua criação e sucesso entre o público, até a caracterização dos personagens e cenários representados na animação. Partindo do interesse pelo desenho e das situações retratadas nos episódios, são analisados alguns episódios do desenho animado sob a ótica da Cultura e Identidade Nacional, através dos estudos culturais de Stuart Hall, e contando com as contribuições de Marilena Chauí e Sérgio Buarque de Holanda para definir a Identidade Nacional Brasileira. Buscou-se identificar, com o auxílio da análise documental e análise audiovisual, os elementos típicos da cultura brasileira entre as décadas de 1980 e 1990 presentes nos episódios selecionados. Na análise foi identificado elementos característicos da cultura brasileira por meio de comemorações de datas festivas, construção dos personagens e principalmente referências à cultura popular brasileira como costumes e produtos culturais consumidos pela população em determinado período. ...
Abstract
Traditionally dominated by foreign productions, the Brazilian audiovisual animation sector experienced a boom in the last decade with the increase in domestic productions. In this scenario, animations created and produced in the country were launched, including Jorel’s Brother. The series aired on Cartoon Network is one of the channel's great current successes. It portrays the daily life of a typical suburban family from the late 20th century, shedding light on characters and common situations ...
Traditionally dominated by foreign productions, the Brazilian audiovisual animation sector experienced a boom in the last decade with the increase in domestic productions. In this scenario, animations created and produced in the country were launched, including Jorel’s Brother. The series aired on Cartoon Network is one of the channel's great current successes. It portrays the daily life of a typical suburban family from the late 20th century, shedding light on characters and common situations in Brazilian daily life. This present work analyzes the series "Irmão do Jorel," from aspects of its creation and success among the audience to the characterization of the characters and settings represented in the animation. Starting from an interest in the animation and the situations portrayed in the episodes, some episodes of the animated series are analyzed from the perspective of Culture and National Identity, through the cultural studies of Stuart Hall, and with the contributions of Marilena Chauí and Sérgio Buarque de Holanda to define Brazilian National Identity. Using documentary analysis and audiovisual analysis, the goal was to identify typical elements of Brazilian culture between the 1980s and 1990s present in the selected episodes. The analysis identified characteristic elements of Brazilian culture through celebrations of festive dates, character development, and, especially, references to Brazilian popular culture such as customs and cultural products consumed by the population during a specific period. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License