A experiência estética questionando os marcadores sociais presentes em atividades-matemáticas de bases numéricas e gêneros
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
The aesthetic experience questioning the social markers present in mathematical activities of numerical bases and genres
La experiencia estética cuestiona los marcadores sociales presentes en las actividades matemáticas con bases y géneros numéricos
Assunto
Resumo
Este artigo investiga como ocorre a constituição do conhecimento matemático, por meio de um conjunto de atividades que envolvem bases numéricas e concepções de gêneros. De acordo com a base metodológica qualitativa, a pesquisa teve a suaprodução de dados em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes da etapa do 9º ano do ensino fundamental. Desse modo, sob referencial teórico que aborda a pluralidadede sexualidades e gêneros, coadunando com os movimentos de respeito a e de re ...
Este artigo investiga como ocorre a constituição do conhecimento matemático, por meio de um conjunto de atividades que envolvem bases numéricas e concepções de gêneros. De acordo com a base metodológica qualitativa, a pesquisa teve a suaprodução de dados em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes da etapa do 9º ano do ensino fundamental. Desse modo, sob referencial teórico que aborda a pluralidadede sexualidades e gêneros, coadunando com os movimentos de respeito a e de resistência da comunidade LGBTQIA+, analisa dados que apontam para as experiências estéticas na realização das atividades, ao passo que várias situações com base nessas experiências com o sentido da imagem atribuída a pessoas foram relevantes para as/es/os participantes constituírem conhecimento matemático. Também, mostra que os marcadores sociais existem e são empregados para padronizar as pessoas, tomando a ideia de modelos, padrões como um importante foco do pensamento matemático. ...
Abstract
This article investigates how mathematical knowledge is constituted through a set of activities involving numerical bases and conceptions of genres. According to the qualitative methodological basis, the research was carried out in a state school in the city of Porto Alegre, with students in the 9th grade of elementary school. Thus, under a theoretical framework that addresses the plurality of sexualities and genders, in line with the movements of respect and resistance of the LGBTQIA+ communit ...
This article investigates how mathematical knowledge is constituted through a set of activities involving numerical bases and conceptions of genres. According to the qualitative methodological basis, the research was carried out in a state school in the city of Porto Alegre, with students in the 9th grade of elementary school. Thus, under a theoretical framework that addresses the plurality of sexualities and genders, in line with the movements of respect and resistance of the LGBTQIA+ community, it analyzes data that point to aesthetic experiences in carrying out the activities, while various situations based on these experiences with the meaning of the image attributed to people were relevant for the participants to constitute mathematical knowledge. It also shows that social markers exist and are used to standardize people, taking the idea of models, patterns as an important focus of mathematical thinking. ...
Resumen
Este artículo investiga cómo se constituye el conocimiento matemático a través de un conjunto de actividades que involucran bases numéricas y concepciones de género. Con base en una metodología cualitativa, la investigación se realizó en una escuela pública de la ciudad de Porto Alegre, con alumnos del 9º año de la enseñanza primaria. Así, bajo un marco teórico que aborda la pluralidad de sexualidades y géneros, en consonancia con los movimientos de respeto y resistencia de la comunidad LGBTQIA ...
Este artículo investiga cómo se constituye el conocimiento matemático a través de un conjunto de actividades que involucran bases numéricas y concepciones de género. Con base en una metodología cualitativa, la investigación se realizó en una escuela pública de la ciudad de Porto Alegre, con alumnos del 9º año de la enseñanza primaria. Así, bajo un marco teórico que aborda la pluralidad de sexualidades y géneros, en consonancia con los movimientos de respeto y resistencia de la comunidad LGBTQIA+, analiza datos que apuntan a experiencias estéticas en larealización de las actividades, mientras que diversas situaciones basadas en estas experiencias con el significado de la imagen atribuida a las personas fueron relevantes para los participantes para constituir el conocimiento matemático. También muestra que los marcadores sociales existen y se utilizan para normalizar a las personas, tomando la idea de modelos y patrones como un foco importante del pensamiento matemático. ...
Contido em
Boletim GEPEM. Rio de Janeiro. N. 83 (2023), p. 306-324
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License