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dc.contributor.advisorMéndez, Natalia Pietrapt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Vanessa Moraispt_BR
dc.date.accessioned2024-02-17T04:55:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272043pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação constitui uma análise da temática das pessoas desaparecidas durante a Ditadura de Segurança no Uruguai e em como esse assunto foi expresso pelos artistas no Canto Popular Uruguaio. Nosso objetivo central é perceber como algumas canções produzidas durante e após o período da ditadura expressam, direta ou indiretamente, o tema das pessoas desaparecidas, inclusive das crianças sequestradas e desaparecidas, no esquema repressivo do “botim de guerra”. Pretendemos investigar de que forma os músicos se organizavam individual e coletivamente diante do cenário político e cultural do período. Através de análise de canções, pretendemos centrar a investigação nas formas de resistência e contestação através das canções que versam sobre os desaparecidos, buscando elementos que ajudem na compreensão daqueles artistas como engajados socialmente e intelectuais de seu tempo histórico, assim como, das músicas como fonte privilegiada para o estudo do tema dos desaparecidos políticos uruguaios. Nosso recorte temporal está delimitado entre os anos de 1973 e 1989. A primeira parte desta análise começará no ano de 1973, que marca o golpe de Estado, até o ano de 1985, período de reformulação e intensificação de diversas práticas coercitivas, oriundas da aplicação do Terrorismo de Estado e da legitimação da Doutrina de Segurança Nacional.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis of the disappeared people during National Security Dictatorship and how this matter was addressed by the artists of Popular Uruguyan Song (Canto Popular Uruguayo). Our main goal is to realize how some of the songs produced during and after the dictatorship express, directly or indirectly, the theme of missing people, including kidnaped or disappeared children, in the repressive scheme of “spoils of war” (“botim de guerra”). We intended to investigate how musicians organized individually and collectively in the midst of the political and cultural scenario of that time. Through analysis of songs, we intend to conduct our investigation in the strategies of resistance and contestation through which songs address missing victims, searching elements that helps us realize those artists as socially engaged and intellectuals of their historical time, as well as those song as privileged historical sources to investigate uruguayan political disappeared people. Our time frame includes the years between 1973 and 1989. The first part of our analysis begins in 1973, the year that marks the “coup d’etat”, until 1985, time of reformulation and intensification of a series of coercive practices, deriving from State terrorism and the reinforcement of Doctrine of National Security.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisappeareden
dc.subjectDitadura militar : Uruguaipt_BR
dc.subjectSegurança nacionalpt_BR
dc.subjectNational Security Dictatorshipen
dc.subjectDesaparecidos políticospt_BR
dc.subjectState terrorismen
dc.subjectTerrorismo de estadopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.title“No son solo memoria, son vida abierta” : as pessoas desaparecidas da Ditadura Uruguaia através do canto popular (1968-1989)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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