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dc.contributor.advisorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.contributor.authorBavaresco, Carolina Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-10T05:06:43Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271849pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho contempla uma análise sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes no ensino de matemática para sujeitos com deficiência intelectual. O estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa a qual utiliza da técnica de entrevistas realizadas com professoras de matemática que atuam na rede pública de ensino, do município de Viamão no estado do Rio Grande do Sul. No estudo proposto tensionam-se quais as estratégias pedagógicas que as professoras mobilizam para o ensino de matemática para sujeitos com deficiência intelectual? Em decorrência deste problema, objetiva-se identificar e analisar as estratégias pedagógicas que os professores mobilizam para o ensino de matemática para sujeitos com deficiência intelectual. Este, por sua vez, é desdobrado nos seguintes objetivos específicos: mapear métodos e recursos indicados para o ensino de matemática para os alunos com deficiência intelectual, analisar estratégias pedagógicas que ampliam o processo de desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual. A partir da análise das entrevistas é possível identificar o modo como as docentes planejam suas aulas, os desafios que encontram, tanto em relação à estrutura escolar como à sua formação profissional e a atuação junto a sujeitos com deficiência intelectual. A partir das entrevistas realizadas verificou-se que a inclusão escolar de sujeitos com deficiência intelectual mobiliza a estruturação de outras práticas, pautadas em um planejamento pedagógico que se orienta pela especificidade de participação e desenvolvimento do Outro. Além disso, o desenvolvimento de atividades a partir de recursos pedagógicos distintos, aciona no sujeito com deficiência intelectual, processos de participação, desenvolvimento e aprendizagem, sendo estes, os pilares fundamentais ao processo de inclusão escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present work comprises an analysis of the pedagogical strategies used by educators in teaching mathematics to individual with intellectual disabilities. The study is framed as a qualitative research employing interviews with mathematics teachers working in the public education system in the municipality of Viamão, in the state of Rio Grande do Sul. In this proposed study, the focus is on the pedagogical strategies that teachers employ for teaching mathematics to individuals with intellectual disabilities. As a result of this issue, the objective is to identify and analyze the pedagogical strategies that teachers utilize for teaching mathematics to individuals with intellectual disabilities. This, in turn, is broken down into the following specific objectives: to map methods and resources recommended for teaching mathematics to students with intellectual disabilities, to analyze pedagogical strategies that enhance the developmental process of students with intellectual disabilities. From the analysis of the interviews, it is possible to identify how the teachers plan their lessons, the challenges they encounter, both in terms of school structure and their professional training, and their work with individuals with intellectual disabilities. The conducted interviews revealed that the inclusive education of individuals with intellectual disabilities prompts the establishment of other practices, guided by a pedagogical plan that is oriented by the specificity of the participation and development of the Other. Moreover, the development of activities using different pedagogical resources triggers processes of participation, development, and learning in individuals with intellectual disabilities. These processes serve as fundamental pillars for the process of inclusive education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntellectual Disabilityen
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Teachingen
dc.subjectPedagogical Resourceen
dc.subjectPlanningen
dc.titleO ensino de matemática para sujeitos com deficiência Intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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