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dc.contributor.advisorMedeiros, Rosa Maria Vieirapt_BR
dc.contributor.authorFlores, Anderson Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T05:07:48Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271789pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação possui como objetivo identificar a relação do perfil do consumidor de vinhos através da espacialidade do comércio varejista especializado, neste produto, em Porto Alegre (RS) e em Montevidéu (Uruguai). Visando, assim, comparar e analisar a proximidade destes estabelecimentos com o perfil socioeconômico de seus consumidores e da localidade destes canais de venda. Estima-se que o estado do Rio Grande do Sul produza, aproximadamente, 90% dos vinhos e sucos de uva brasileiros e 85% dos vinhos espumantes nacionais. Já, no Uruguai, os departamentos de Canelones e Montevidéu são os maiores produtores de vinhos do país – correspondendo, aproximadamente, com 92% da produção. A maior coincidência entre as duas cidades é a proximidade com as regiões de maior produção vitivinícola e do enoturismo de seus países. As hipóteses de que o comércio, na contemporaneidade, especializado na oferta de vinhos esteja localizado em áreas urbanas com uma concentração de renda e poder aquisitivo maior do que em outras localidades também compartilha de que Brasil e no Uruguai; ao qual não são os maiores produtores de vinho do mundo, também tendem a ofertar nestes estabelecimentos de varejo especializado, vinhos dos países de maior produção e com destaque, histórico, em suas prateleiras: vinhos europeus concorrendo regionalmente com os vinhos argentinos e chilenos. Logo, ofertando uma carta de produtos, até mesmo, de vinhos importados maior do que o de vinhos nacionais aos consumidores locais. O método para a busca dos resultados parte da interpretação do materialismo histórico e dialético que se utiliza do tema contextualizado tornando-o capaz de ser interpretado e analisado pela ciência através das categorias essenciais que envolvem o capitalismo: produção, distribuição, circulação e consumo. Ou seja, dentro desta investigação, o consumo será um dos processos do capitalismo que analisaremos em conjunto ao espaço urbano: sua dinâmica, sua atuação, sua influência e procedendo metodologicamente através de ferramentas de geoprocessamento, questionários e interpretações qualitativas agregando referencial teórico que corrobora para que esta pesquisa, brevemente, traz uma compreensão da atuação de um mercado especializado no espaço urbano de duas grandes cidades da América do Sul. A possibilidade de estudos futuros sobre este comércio especializado e a atuação do setor de serviços no espaço urbano poderão contribuir para que possamos entender cada vez mais o mercado e sua atuação nas cidades: o varejo adota práticas de preços de acordo com o mercado que quer atingir e posiciona-se frente à concorrência, com variedades de produtos e serviços. Logo, corrobora-se aos resultados desta pesquisa de que as lojas especializadas na venda de vinhos se localizam em regiões onde estão seu mercado potencial de consumidores: de alta renda, dispostos a gastar mais e conhecedores de seus produtos.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación pretende identificar la relación entre el perfil de los consumidores de vino y la espacialidad del comercio minorista especializado en este producto en Porto Alegre (RS) y Montevideo (Uruguay). El objetivo es comparar y analizar la proximidad de estos establecimientos con el perfil socioeconómico de sus consumidores y la localización de estos canales de venta. Se estima que el estado de Rio Grande do Sul produce aproximadamente el 90% de los vinos y zumos de uva brasileños y el 85% de los vinos espumosos nacionales. En Uruguay, los departamentos de Canelones y Montevideo son los mayores productores de vino del país, con aproximadamente el 92% de la producción. La mayor coincidencia entre ambas ciudades es su proximidad a las regiones de mayor producción vitivinícola y enoturismo de sus países. La hipótesis de que los minoristas contemporáneos especializados en la oferta de vinos se localizan en áreas urbanas con mayor concentración de renta y poder adquisitivo que en otras localidades también comparte que Brasil y Uruguay, que no son los mayores productores de vino del mundo, también tienden a ofrecer en sus estanterías vinos de los países con mayor producción y protagonismo histórico: vinos europeos que compiten regionalmente con vinos argentinos y chilenos. Por lo tanto, ofrecen una lista de productos, incluso, de vinos importados mayor que la de vinos nacionales a los consumidores locales. El método para la búsqueda de resultados se basa en la interpretación del materialismo histórico y dialéctico que utiliza el tema contextualizado haciéndolo susceptible de ser interpretado y analizado por la ciencia a través de las categorías esenciales que involucran al capitalismo: producción, distribución, circulación y consumo. Es decir, dentro de esta investigación, el consumo será uno de los procesos del capitalismo que analizaremos junto con el espacio urbano: su dinámica, su desempeño, su influencia y procediendo metodológicamente a través de herramientas de geoprocesamiento, cuestionarios e interpretaciones cualitativas agregando referencial teórico que corrobore para que esta investigación, brevemente, aporte una comprensión del desempeño de un mercado especializado en el espacio urbano de dos grandes ciudades de América del Sur. La posibilidad de futuros estudios sobre este comercio especializado y el desempeño del sector de servicios en el espacio urbano puede contribuir a una mayor comprensión del mercado y su desempeño en las ciudades: los minoristas adoptan prácticas de fijación de precios de acuerdo con el mercado que desean alcanzar y se posicionan frente a la competencia, con variedades de productos y servicios. Por lo tanto, los resultados de esta investigación corroboran que los comercios especializados en la venta de vinos se sitúan en regiones donde se encuentra su mercado potencial de consumidores: de renta alta, dispuestos a gastar más y conocedores de sus productos.es
dc.description.abstractThe present research aims to identify the relationship of the wine consumer profile through the spatiality of the retail trade specialized in this product in Porto Alegre (RS) and Montevideo (Uruguay). Thus, aiming to compare and analyze the proximity of these establishments with the socioeconomic profile of their consumers and the location of these sales channels. It is estimated that the state of Rio Grande do Sul produces approximately 90% of Brazilian wines and grape juices and 85% of national sparkling wines. In Uruguay, the departments of Canelones and Montevideo are the largest wine producers in the country - accounting for approximately 92% of production. The greatest coincidence between the two cities is their proximity to the regions of greatest wine production and wine tourism in their countries. The hypothesis that contemporary commerce, specialized in the supply of wines, is located in urban areas with a higher concentration of income and purchasing power than in other locations also shares that Brazil and Uruguay, which are not the largest wine producers in the world, also tend to offer in these specialized retail establishments wines from the countries with the highest production and with historical prominence on their shelves: European wines competing regionally with Argentine and Chilean wines. Therefore, offering a product list, even, of imported wines greater than that of national wines to local consumers. The method for the search for results is based on the interpretation of historical and dialectical materialism that uses the contextualized theme making it capable of being interpreted and analyzed by science through the essential categories that involve capitalism: production, distribution, circulation and consumption. That is, within this investigation, consumption will be one of the processes of capitalism that we will analyze together with the urban space: its dynamics, its performance, its influence and proceeding methodologically through geoprocessing tools, questionnaires and qualitative interpretations adding theoretical reference that corroborates so that this research, briefly, brings an understanding of the performance of a specialized market in the urban space of two large cities in South America. The possibility of future studies on this specialized trade and the performance of the service sector in the urban space may contribute to our understanding of the market and its performance in cities: retailers adopt pricing practices according to the market they want to reach and position themselves against the competition, with varieties of products and services. Therefore, it is corroborated by the results of this research that stores specializing in the sale of wines are located in regions where their potential consumer market is located: high-income, willing to spend more and knowledgeable about their products.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia econômicapt_BR
dc.subjectEspacio urbanoen
dc.subjectTiendas especializadas en vinosen
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectConsumo : Atividade econômicapt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectVitiviniculturapt_BR
dc.subjectSpecialized wine storesen
dc.subjectUrban spaceen
dc.subjectVinhopt_BR
dc.subjectEnoturismopt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectMontevidéu (Uruguai)pt_BR
dc.titleEspaço e consumo : as lojas expecializadas em vinhos em Porto Alegre (RS, Brasil) e Montevidéu (Uruguai)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001194257pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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