Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Adão Aparecido Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2010-12-29T04:19:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27156pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho traz os resultados do retorno salarial de se investir em educação no Brasil e desagregado para cada Estado da Unidade da Federação. Diferentes técnicas econométricas foram estimadas, como Mincer, Mincer Adaptado, Método de Variáveis Instrumentais, Método de Heckman e por fim Metodologia de Hansen (2000) que permite inovar a idéia de não linearidade na equação de rendimento proposta por Jaccob Mincer estimada de forma endógena. A analise empírica foi feita com base nas PNAD´s de 2001 a 2008 com dados em dados cross-section. Os resultados apresentados diferenciam em magnitude de cada método econométrico utilizado em destaque o Método de Hansen que permitiu identificar limiares em que o retorno de se investir em educação muda a partir de certo nível de escolaridade quebrada a hipótese de linearidade. Implicando que a não consideração de tal hipótese pode acabar distorcendo a compreensão da função que a educação em si exerce, por exemplo, na distribuição de renda.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of the wage return of investing in education in Brazil and the disaggregated for each member of the Office of the Federation. Others Different from econometric were estimated as Mincer, Mincer Adapted, All Variable Instrumental, Method of Heckman and finally Methodology Hansen (2000) to innovation to go from no linearity in the equation the revenue proposed by Mincer Jaccob estimated and endogen. The analysis empiric was based on PNAD´s from 2001 to 2008 data with data in cross-section. The presented results differ in magnitude for each method used econometric highlighted the method of which Hansen identified thresholds at which the return of investing in education change it from a certain point of education to broken hypothesis linearity. Implying that if consideration in such a hypothesis can end up distorting the understanding of the function what education the exercise it, for example, distribution the income.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReturn to educationen
dc.subjectSaláriopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMincer equationen
dc.subjectEndogeneityen
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subjectSample selectionen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectLinearidaden
dc.titleImpacto da educação no rendimento salarial no Brasil de 2001 a 2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSalvato, Márcio Antôniopt_BR
dc.identifier.nrb000757247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples