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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorPrá, Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-26T04:47:57Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271181pt_BR
dc.description.abstractA presente tese, fruto da trajetória de instauração desta pesquisadora, e por si só, um trabalho de pensamento instaurado, apresentou como objetivo geral compreender como e quais formas de existência o LinkedIn, como mediador tecnológico, permite e constrange aos seus usuários, também denominados como membros-trabalhadores no contexto deste estudo. O LinkedIn é uma plataforma digital e rede social profissional amplamente disseminada no Brasil e no mundo. Os estudos sobre o LinkedIn se concentram na sua funcionalidade como ferramenta para: busca por candidatos, trabalho e emprego; construção de reputações, marcas pessoais e empresariais; criação e consumo de conteúdo; e desenvolvimento de aprendizagens. Ou então, como ferramenta do neoliberalismo e do empreendedorismo de si, produtora de subjetividades. Esta tese se soma aos estudos desenvolvidos pela administração e áreas afins, explorando o entrelaçamento da biografia da organização-plataforma LinkedIn, suas configurações, dinâmica algorítmica, e seu modelo de negócios, com a experiência dos usuários, se refletindo em formas complexas de constituição da vida com as tecnologias digitais. A pesquisa é animada pelos referenciais dos estudos de internet, organizacionais e modos de existência. Os movimentos no campo, composto por documentos da plataforma, reportagens, registro de observações e entrevistas em profundidade, foram realizados a partir das orientações da etnografia digital (Hine, 2015) como método, da biografia da plataforma (Burgess; Baym, 2020) como framework para análise das dimensões que compõe o LinkedIn e de orientações do ferramental teórico-conceitual dos modos de existência (Latour, 2019). As conclusões provisórias desta pesquisa sugerem que: a existência no e com o LinkedIn é atravessada pelas dimensões que o constituem como empresa e tecnologia, as quais resultam em consequências práticas na configuração das experiências dos usuários; o LinkedIn é um ponto de passagem pelo qual os membrostrabalhadores, especialmente criadores de conteúdo, gurus, especialistas, influenciadores e mentores, precisam passar para existir; a escolha de existir ou não existir no e com o LinkedIn e de que forma é um processo político; assim como suas funcionalidades, os conteúdos circulantes na plataforma e que, a partir dela, circulam em outras ambiências, são e constituem mundos, que se refletem na manutenção, mas também em novas trajetórias refletidas nas relações estabelecidas com o trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis, fruit of this researcher's instauration trajectory, and in itself an instauration work, presented as a general objective to understand how and which forms of existence LinkedIn, as a technological mediator, allows and constrains its users, also called member-workers in the context of this study. LinkedIn is a digital platform and professional social network widely disseminated in Brazil and worldwide. Studies on LinkedIn focus on its functionality as a tool for: searching for candidates, work and jobs; building reputations, personal and corporate brands; creating and consuming content; and developing learning. Or else, as a tool of neoliberalism and self-entrepreneurship, producer of subjectivities. This thesis adds to the studies developed by management and related areas, exploring the intertwining of LinkedIn’s platform-company biography, its configurations, algorithmic dynamics, and its business model, with users’ experience, reflecting in complex ways of constitution life with digital technologies. The research is animated by the references of internet studies, organizational studies and modes of existence. The movements in the field, composed of platform documents, news reports, records of observations and in-depth interviews, were conducted from the guidelines of digital ethnography (Hine, 2015) as a method, platform biography (Burgess; Baym, 2020) as a framework for analyzing the dimensions that make up LinkedIn, and guidelines of the theoretical-conceptual tool of modes of existence (Latour, 2019). The tentative findings of this research suggest that: existence on and with LinkedIn is traversed by the dimensions that constitute it as a company and technology, which result in practical consequences in shaping users' experiences; LinkedIn is a crossing point through which member-workers, especially content creators, gurus, experts, influencers and mentors, need to pass in order to exist; the choice to exist or not to exist on and with LinkedIn and in what way is a political process; as well as its functionalities, the contents circulating on the platform and that, from it, circulate in other environments, are and constitute worlds, which are reflected in the maintenance, but also in new trajectories reflected in the relationships established with work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectLinkedInen
dc.subjectProfessional digital platformen
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectModes of existenceen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectWorkeren
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectDigital ethnographyen
dc.titleConecte-se com a maior rede profissional do mundo : por uma existência mediada tecnologicamentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001193447pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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