Potencialidades do Scratch para a aprendizagem de geometria analítica
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica, sob um viés da teoria construcionista. As atividades práticas foram realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para responder a pergunta “Quais as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica sob uma perspectiva construcionista?” adotamos o paradigma qualitativo de metodologia, e analis ...
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica, sob um viés da teoria construcionista. As atividades práticas foram realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para responder a pergunta “Quais as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica sob uma perspectiva construcionista?” adotamos o paradigma qualitativo de metodologia, e analisamos os dados apoiados na teoria do Construcionismo de Seymour Papert (1994) e na aprendizagem criativa de Mitchel Resnick (2007). Com esta pesquisa, fomos capazes de evidenciar como a construção de animações e jogos com Scratch pode proporcionar momentos de aprendizagem sobre conceitos de geometria analítica. ...
Abstract
The purpose of this work is to investigate the potential of Scratch to the learning of analytic geometry, under the view of constructionism theory. The practical activities were applied with students from the third grade of the high school, at a municipal school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. To answer the guiding question "What are the potentialities of Scratch in learning analytic geometry under the perspective of Constructionism theory?" We choose the qualitative bias of met ...
The purpose of this work is to investigate the potential of Scratch to the learning of analytic geometry, under the view of constructionism theory. The practical activities were applied with students from the third grade of the high school, at a municipal school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. To answer the guiding question "What are the potentialities of Scratch in learning analytic geometry under the perspective of Constructionism theory?" We choose the qualitative bias of methodology, and analyze the data based on the Constructionism theory of Seymour Papert (1985) and in Creativity Learning from Mitchel Resnick (2007). With this research, we were able to demonstrate how the construction of animations and games in Scratch can provide moments of learning of analytic geometry concepts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License