Show simple item record

dc.contributor.advisorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorRuffoni, Estêvão Passuellopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:26:08Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270502pt_BR
dc.description.abstractDigital servitization is a transition process through which manufacturing firms move from offering products to offering integrated solutions between products, services, and digital technologies. Digital servitization consists of one of the main paradigm changes that manufacturing firms are facing in the current rise of the fourth industrial revolution (Industry 4.0). In this regard, many studies are exploring the capabilities that firms must develop to successfully carry out this transition. However, important research gaps remain, among which stand out: I) How firms can create value through their digital servitization capabilities; II) Which digitial servitization capabilities are required for the offering of smart services and; III) How firms can use their digital servitization capabilities to create value in the different trajectories of the digital servitization paradigm. To cover these gaps, this thesis is organized into three articles. Article I proposes a theoretical framework of four core digital servitization capabilities (Integration, Provision, Orchestration, and Manufacturing), conducts a multiple case study, and applies the fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) to identify configurations of these capabilities for value creation. Article II uses this same framework to identify how firms build digital servitization capabilities for the successful offering of smart services. This is done by applying a mixed-method approach, combining the emerging quantitative technique Necessary Conditions Analysis (NCA) with a qualitative multiple case study. Article III uses the framework to explore how firms following different digital servitization trajectories can configure their capabilities to create value. To do so, a cluster analysis is applied, followed by the fsQCA. Together, the results of the three articles demonstrate that integration and manufacturing capabilities, as well as their interaction, is the basis of value creation through digital servitization. Provision and orchestration capabilities are only secondary in this regard, but they have multiple interchangeable elements that confer different options for firms to configure them in order to create value.en
dc.description.abstractA servitização digital consiste em um processo de transição, através do qual firmas de setores industriais transitam da oferta de produtos para a oferta de soluções integradas entre produtos, serviços e tecnologias digitais. O fenômeno da servitização digital está altamente associado à atual quarta revolução industrial (Indústria 4.0), iniciada a partir do advento de tecnologias digitais diruptivas, como a Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Análise de Big Data, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Tais tecnologias têm imposto novas formas de produção e de criação de valor às firmas industriais, dentre as quais a servitização digital se destaca como uma das principais mudanças de paradigma enfrentadas. Por esta razão, muitos estudos tem explorado as capacidades (conjuntos de conhecimentos, recursos, rotinas e habilidades) que as firmas precisam desenvolver para transitarem com sucesso para servitização digital. Porém, importantes lacunas de pesquisa permanecem, dentre as quais se destacam: I) Como as capacidades de servitização digital criam valor para firma; II) Quais capacidades de servitização digital são necessárias para a oferta de serviços inteligentes e; III) Como as firmas usam suas capacidades de servitização digital para criarem valor nas diferentes trajetórias do paradigma da servitização digital. Com o objetivo de preencher estas lacunas, a presente tese propõe-se a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as firmas utilizam suas capacidades de servitização digital para criarem valor? Para tanto, a tese foi estruturada em três artigos. O Artigo I – Explorando Configurações de Capacidades de Servitização Digital para Criação de Valor, propõe um modelo teórico de quatro capacidades centrais de servitização digital da firma (Integração, Provisão, Orquestração e Manufatura), conduz um estudo de múltiplos casos, e aplica a Análise Comparativa Qualitativa de Conjuntos Fuzzy (do inglês: Fuzzy-Set Qualitative Comparative Analysis, fsQCA) para identificar configurações dessas capacidades que criam valor. Os resultados mostram que as firmas podem criar valor através de duas configurações de capacidades: integração, provisão e manufatura (CI*CP*CM), ou integração, orquestração e manufatura (CI*CO*CM). O Artigo II – Construindo Capacidades de Servitização Digital para a Oferta de Serviços Inteligentes, utiliza o mesmo modelo de capacidades proposto no Artigo I, e aplica o método misto, combinando a técnica quantitativa emergente Análise de Condições Necessárias (do inglês: Necessary Conditions Analysis, NCA) com um estudo qualitativo de múltiplos 7 casos. Os resultados identificam que empresas de setores industriais seguem três etapas na construção de capacidades de servitização digital visando a oferta de serviços inteligentes: Implementação, Otimização e Customização. O Artigo III – Configurando as Capacidades de Servitização Digital da Firma para Criação de Valor em Diferentes Trajetórias, também utiliza o modelo de capacidades desenvolvido no Artigo I, conduz uma análise de cluster para identificar as trajetórias de servitização digital das firmas, e aplica o fsQCA para identificar as configurações de capacidades que resultam em criação de valor em cada trajetória. Os resultados demonstram que as firmas seguem quatro trajetórias de servitização digital (Tradicional, Digitalização, Servitização e Convergência), e que, em cada trajetória, diferentes configurações de capacidades são utilizadas para criação de valor. Juntos, os três artigos da tese demonstram que as capacidades de integração e de manufatura, bem como a interação entre elas, é a base da criação de valor através da servitização digital. As capacidades de provisão e de orquestração possuem apenas um papel secundário neste sentido, porém, a intercambialidade entre seus elementos confere diferentes opções para as firmas configurá-las a fim de criarem valor.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriação de valorpt_BR
dc.subjectDigital servitizationen
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectCore capabilitiesen
dc.subjectCapacidade tecnológicapt_BR
dc.subjectValue creationen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectSmart servicesen
dc.subjectDigitalizationen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectServitizationen
dc.subjectIndustry 4.0en
dc.subjectMixed-methoden
dc.titleExploring the digital servitization capabilities of the firmpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001193105pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record