A gravura como processo : formas de captar ausências
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa apresenta os desdobramentos práticos e teóricos que se iniciam através de uma abordagem da gravura em campo ampliado, utilizando matrizes não tradicionais em experimentos que buscam preservar as memórias dos espaços e objetos. A criação de imagens se baseia no deslocamento de texturas, rastros e traços, com destaque para formas efêmeras, como sombras e plantas, que são consideradas matrizes no processo. Os objetos que fazem parte dessas construções visuais são analisados sob a per ...
Esta pesquisa apresenta os desdobramentos práticos e teóricos que se iniciam através de uma abordagem da gravura em campo ampliado, utilizando matrizes não tradicionais em experimentos que buscam preservar as memórias dos espaços e objetos. A criação de imagens se baseia no deslocamento de texturas, rastros e traços, com destaque para formas efêmeras, como sombras e plantas, que são consideradas matrizes no processo. Os objetos que fazem parte dessas construções visuais são analisados sob a perspectiva do colecionismo e passam a ser identificados nesta produção como documentos de trabalho. O suporte nessas produções poéticas é concebido como um elemento ativo, composto principalmente por papéis artesanais de fibra de bananeira, papel de livro e papéis de chá. ...
Abstract
This research presents the practical and theoretical developments that begin through an approach to the Expanded Field of Printmaking, using non-tra ditional plates in experiments that seek to preserve the memories of spaces and objects. The creation of images is based on the displacement textures, tracks, and traces, highlighting ephemeral forms, such as shadows and plants, which are considered matrices in the process. The objects that are part of these visual constructions are analyzed from t ...
This research presents the practical and theoretical developments that begin through an approach to the Expanded Field of Printmaking, using non-tra ditional plates in experiments that seek to preserve the memories of spaces and objects. The creation of images is based on the displacement textures, tracks, and traces, highlighting ephemeral forms, such as shadows and plants, which are considered matrices in the process. The objects that are part of these visual constructions are analyzed from the perspective of collecting and are identified in this production as working documents. The support in these poetic productions is conceived as an active element, composed mainly of handmade papers of banana fiber, book paper, and tea papers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2892)Artes Visuais (474)
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