A parte oculta : o desenho entre a suspensão e a premonição
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa parte de minha produção artística recente (2016-2022) e propõe reflexões acerca do desenho como meio autorreferente, cuja presença é percebida nas operações do processo de trabalho desde o momento que antecede o fazer até sua apresentação. O desenho, em meu processo, volta-se para certa latência gráfica nas imagens de referência, antes mesmos delas serem apropriadas. Cria-se uma relação de premonição: algo que se pressente e vai ganhar corpo nos trabalhos. Proponho pensar a ...
A presente pesquisa parte de minha produção artística recente (2016-2022) e propõe reflexões acerca do desenho como meio autorreferente, cuja presença é percebida nas operações do processo de trabalho desde o momento que antecede o fazer até sua apresentação. O desenho, em meu processo, volta-se para certa latência gráfica nas imagens de referência, antes mesmos delas serem apropriadas. Cria-se uma relação de premonição: algo que se pressente e vai ganhar corpo nos trabalhos. Proponho pensar a imagem por sua ação geradora e observar esta ação naquilo que as imagens evocam, partindo dos elementos presentes em meu repertório iconográfico (sombra, casas, paisagens, montanhas, pedras), tomados como lições da imagem. Aqui, a imagem desenhada é tida como operação dialética por vias bifurcadas e bipolares, gerando um espaço de indeterminação. Na operação de transposição de imagens algo se perde, mas se mantém como latência, o que resta na condição de coisa oculta, reminiscências e ecos de algo não dito, que o desenho vem reiterar. Dessa relação se faz enigma, cuja sensação de mistério estaria imbricada nas imagens e em seus meios de instauração; uma imagem que dobra sobre si mesma: ausência, separação, suspensão. A partir de uma relação transversal, ligando as camadas da prática do desenho e das formas de representação, tem-se um catalisador de ausências simultâneas, sobrepostas, estendidas, e/ou tensionadas como vestígio da marca gráfica. Esta especulação busca, assim, articular e refletir sobre os interstícios da imagem-desenho como fenômeno limiar, dialético e autorreferente. ...
Abstract
This thesis is based on my recent artworks (2016-2022) and proposes reflections on drawing as a self-referential medium, whose presence is perceived in the operations of the process from the moment that precedes the making until its presentation. Drawing, in my process, turns to a kind of graphic latency in the reference images, even before they are appropriated. A premonition relationship is created: something that can be sensed and that will be fixed in the works. I propose to think of the im ...
This thesis is based on my recent artworks (2016-2022) and proposes reflections on drawing as a self-referential medium, whose presence is perceived in the operations of the process from the moment that precedes the making until its presentation. Drawing, in my process, turns to a kind of graphic latency in the reference images, even before they are appropriated. A premonition relationship is created: something that can be sensed and that will be fixed in the works. I propose to think of the image through its generating action and to think of this action in what the images evoke, starting from the elements present in my iconographic repertoire (shadow, houses, landscapes, mountains, stones), taken as lessons about the image. Here, the drawn image is thought of as a dialectical operation through bifurcated and bipolar paths, generating a space of indetermination. In the image transposition, something is lost, but it remains as latency, what remains in the condition of a hidden thing, reminiscences and echoes of something unsaid, which the drawing reiterates. This relationship becomes an enigma, whose sense of mystery would be imbricated in the images and their means of establishment; an image that folds in on itself: absence, separation, suspension. From a transversal relationship, linking the layers of the practice of drawing and the forms of representation, there is a catalyst of simultaneous, overlapping, extended, and/or tensioned absences as a vestige of the graphic mark. This speculation thus seeks to articulate and reflect on the interstices of the image-drawing as a threshold, dialectical and self-referring phenomenon. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2892)Artes Visuais (474)
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