Ensino de dança na educação básica : conversas com professoras da Rede Municipal de Pelotas/RS
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O texto reflete sobre os processos e resultados de uma pesquisa de mestrado envolvendo a temática da Dança na Educação Básica, com foco na inserção da Dança como componente curricular nas Escolas Públicas Municipais de Pelotas/RS, a partir do ingresso, por Concurso Público (Edital 133/2019), de seis professoras licenciadas em Dança, que passaram a atuar nesse contexto educacional. O objetivo central do trabalho foi investigar aspectos do processo de inserção da disciplina de Dança no cotidiano ...
O texto reflete sobre os processos e resultados de uma pesquisa de mestrado envolvendo a temática da Dança na Educação Básica, com foco na inserção da Dança como componente curricular nas Escolas Públicas Municipais de Pelotas/RS, a partir do ingresso, por Concurso Público (Edital 133/2019), de seis professoras licenciadas em Dança, que passaram a atuar nesse contexto educacional. O objetivo central do trabalho foi investigar aspectos do processo de inserção da disciplina de Dança no cotidiano e no currículo das diferentes instituições, sob a perspectiva das docentes envolvidas. Com uma abordagem qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), inspirada em métodos etnográficos e autoetnográficos (FORTIN, 2009; e DANTAS, 2016) e no conceito de “entrevista compreensiva” (KAUFMANN, 2013), a investigação teve por base empírica, conversas resultantes de entrevistas realizadas em dois momentos da inserção profissional das docentes, o que propiciou à pesquisadora visualizar o andamento dos processos vivenciados pelas professoras, consideradas colaboradoras da investigação. As reflexões sobre as conversas produzidas, são articuladas a referenciais contemporâneos do campo da Dança na Escola, como Márcia Strazzacappa (2003; 2008, 2011), Carla Morandi e Strazzacappa (2006), Isabel Marques (2003, 2012), Josiane Franken Corrêa (2018), Fernanda Bastos (2019) e Andréa de Souza (2015, 2017), dentre outros, e evidenciam aspectos políticos, contextuais, incluindo a realidade do Ensino Remoto, relacionais, e educacionais do processo de inserção da Dança nas instituições de ensino de Pelotas/RS. Além desses aspectos, a pesquisa permite visualizar as conquistas obtidas, desde a mobilização dos docentes de Artes para a realização do concurso público, até as ações cotidianas das professoras, de afirmação da Dança como conhecimento importante na formação de crianças e jovens e de ocupação do espaço da disciplina nas escolas, e de estimar os desafios e barreiras a superar no sentido da ampliação do ensino da Dança na Educação Básica. ...
Abstract
The text reflects on the processes and results of research in a Master’s degree program involving the discipline of Dance in Primary Education by focusing on its introduction as a curricular component in the Municipal Public Schools of Pelotas, Rio Grande do Sul (RS), based on the entry of six teachers with a licentiate degree in Dance by Civil-Service Examination (Announcement 133/2019), who began to work in this educational context. The main aim of the study was to investigate aspects of the ...
The text reflects on the processes and results of research in a Master’s degree program involving the discipline of Dance in Primary Education by focusing on its introduction as a curricular component in the Municipal Public Schools of Pelotas, Rio Grande do Sul (RS), based on the entry of six teachers with a licentiate degree in Dance by Civil-Service Examination (Announcement 133/2019), who began to work in this educational context. The main aim of the study was to investigate aspects of the process to introduce the discipline of Dance in the daily activities and curriculum of different institutions from the perspective of the teachers involved. Applying a qualitative approach (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) inspired by ethnographic and autoethnographic methods (FORTIN, 2009; DANTAS, 2016) and the concept of “comprehensive interviews” (KAUFMANN, 2013), the investigation was empirically based on conversations resulting from interviews conducted at two different moments in this process, which allowed this researcher to visualize the progress of the processes experienced by the teachers, who were considered to be collaborators of the investigation. The reflections on the resulting conversations are linked to contemporary references in the field of Dance in Schools, such as Márcia Strazzacappa (2003, 2008, 2011), Carla Morandi and Strazzacappa (2006), Isabel Marques (2003, 2012), Josiane Franken Corrêa (2018), Fernanda Bastos (2019), Andréa de Souza (2015, 2017), among others. They reveal political; contextual, including the reality of Remote Learning; relational, and educational aspects of Dance’s introduction in educational institutions in Pelotas, RS. Moreover, this study makes it possible to visualize the gains – from the mobilization of Art teachers for civil-service examinations to the teachers’ daily activities – of affirming Dance as an important field of knowledge in the education of children and young people and as a discipline in schools and of estimating the challenges and barriers to expanding Dance education in Primary Education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Cênicas (219)
Este item está licenciado na Creative Commons License