Mostrar el registro sencillo del ítem
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
dc.contributor.advisor | Schoffen, Juliana Roquele | pt_BR |
dc.contributor.author | Hensel, Maria Cláudia da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T03:25:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270376 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to serve as a theoretical exploration about the evaluation of written texts in the school context through the exploration of the features, the advantages, and the disadvantages of three ways of providing feedback to guide future rewrites: guiding notes, assessment rubrics, and peer assessment. The goal of this study is also to prompt educators to reflect upon the ideal type of feedback to adopt in their classes aiming to enhance their students' writing proficiency. Furthermore, it is intended to demonstrate that any of the types of feedback explored in this work will only contribute to citizenship education if they are based on the assumption of text rewriting, as it is only through new practice opportunities that students can achieve writing proficiency in the various genres circulating in the social spheres. This way, they can become critical and participative citizens in the society to which they belong. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Rewriting | en |
dc.subject | Ensino : Lingua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Feedback | en |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.subject | Guiding notes | en |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Assessment rubrics | en |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Peer assessment | en |
dc.title | Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001189732 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Letras (1237)