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dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorHensel, Maria Cláudia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T03:25:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270376pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to serve as a theoretical exploration about the evaluation of written texts in the school context through the exploration of the features, the advantages, and the disadvantages of three ways of providing feedback to guide future rewrites: guiding notes, assessment rubrics, and peer assessment. The goal of this study is also to prompt educators to reflect upon the ideal type of feedback to adopt in their classes aiming to enhance their students' writing proficiency. Furthermore, it is intended to demonstrate that any of the types of feedback explored in this work will only contribute to citizenship education if they are based on the assumption of text rewriting, as it is only through new practice opportunities that students can achieve writing proficiency in the various genres circulating in the social spheres. This way, they can become critical and participative citizens in the society to which they belong.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectRewritingen
dc.subjectEnsino : Lingua portuguesapt_BR
dc.subjectFeedbacken
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectGuiding notesen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAssessment rubricsen
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectPeer assessmenten
dc.titleAvaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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