Conhecimento sobre a importância do descarte correto de medicamentos por estudantes de ensino médio em Porto Alegre-RS : projeto educativo de interação universidade-comunidade
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
Knowledge about the importance of correct disposal of expired medicines by school students in Porto Alegre-RS : an educational project of university-community interaction
Conocimiento sobre la importancia del descarte correcto de medicamentos por estudiantes de escuela secundaria de Porto Alegre-RS : proyecto educativo de interacción universidad-comunidad
Assunto
Resumo
O descarte de medicamentos constitui temática em contínua evolução em aspectos educativos ambientais, em especial pelas consequências negativas já conhecidas a partir da disposição deste tipo de resíduo em lixo comum ou em rede de esgoto. O presente artigo origina-se de projeto de extensão que trabalha com educação ambiental e saúde, no foco medicamentos vencidos e em desuso e a importância do seu descarte correto, junto ao ambiente escolar de ensino médio no município de Porto Alegre, Rio Gran ...
O descarte de medicamentos constitui temática em contínua evolução em aspectos educativos ambientais, em especial pelas consequências negativas já conhecidas a partir da disposição deste tipo de resíduo em lixo comum ou em rede de esgoto. O presente artigo origina-se de projeto de extensão que trabalha com educação ambiental e saúde, no foco medicamentos vencidos e em desuso e a importância do seu descarte correto, junto ao ambiente escolar de ensino médio no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir da troca de experiências mediada pela apresentação e discussão de material educativo, 209 alunos do ensino médio, com idade entre 15 e 19 anos, no período de outubro de 2018 a janeiro de 2020, participaram de pesquisa transversal descritiva. O obje-tivo foi avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e em desuso (sobras), por meio da aplicação de questionário. Pela análise descritiva dos dados coletados observou-se que 82% dos alunos descartam de forma inadequada os medicamentos vencidos e suas sobras, sendo que 49% descartam em lixo seco, 24% em lixo orgânico, 6% em vaso sanitário e 3% em pia. Daqueles que descartam de modo correto (18%), 9% dos alunos devolvem os medicamentos à farmácia e outros 9% às Unidades de Saúde. Em relação ao quantitativo reduzido de ações corretas de descarte, tor-na-se imperativo ações de educação ambiental que levem à conscientização da problemática que o descarte irregular pode gerar, bem como à transformação deste cenário. O estudo mostrou a necessidade de estratégias para melhoria no âmbito do conhecimento sobre des-carte correto de medicamentos, em especial junto ao público jovem, que pode disseminar a importância desta ação, em prol do meio ambiente e da sociedade. ...
Abstract
Disposal of medicines is a theme in evolution concerning environmental education, mainly considering the negative effects from disposal in wrong places, like household waste or wastewater system. The present manuscript was developed from a project that works with environment education and health, focusing expired and unused medicines and the impor-tance of their correct disposal, involving high school students in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. From the exchange of experiences medi ...
Disposal of medicines is a theme in evolution concerning environmental education, mainly considering the negative effects from disposal in wrong places, like household waste or wastewater system. The present manuscript was developed from a project that works with environment education and health, focusing expired and unused medicines and the impor-tance of their correct disposal, involving high school students in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. From the exchange of experiences mediated by the presentation and discus-sion of educational material, 209 high school students, aged between 15 and 19 years old, from October 2018 to January 2020, participated of a descriptive cross-sectional research. The aim was to evaluate the knowledge of students concerning the correct disposal of expi-red and unused drugs, through the application of a questionnaire. By descriptive analysis of collected information, it was observed that 82% of the students improperly discard expired and unused medicines, with 49% discarding in dry garbage, 24% in organic waste, 6% in the toilet and 3% in the sink. Of those who dispose correctly (18%), 9% of the students return the medicines to the pharmacy and another 9% to the public health centers. Regarding the reduced number of correct disposal actions, environmental education actions that lead to awareness of the problem that irregular disposal can generate, as well as the transformation of this current scenario, are imperative. It is clear the need for strategies to improve the knowledge about the correct disposal of medicines, especially with the young public, which can disseminate the importance of this action, in favor of the environment and society. ...
Resumen
La disposición de medicamentos es un tema en continua evolución en materia de educación ambiental, sobre todo por las consecuencias negativas ya conocidas de la disposición de este tipo de residuos en la basura común o en la red de saneamiento. Este artículo tiene su origen en un proyecto de extensión que trabaja con la educación ambiental y en salud, con foco en los medicamentos vencidos y sin usar y la importancia de su correcta eliminación, junto al ambiente escolar de la ciudad de Porto Ale ...
La disposición de medicamentos es un tema en continua evolución en materia de educación ambiental, sobre todo por las consecuencias negativas ya conocidas de la disposición de este tipo de residuos en la basura común o en la red de saneamiento. Este artículo tiene su origen en un proyecto de extensión que trabaja con la educación ambiental y en salud, con foco en los medicamentos vencidos y sin usar y la importancia de su correcta eliminación, junto al ambiente escolar de la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir del intercambio de experiencias mediado por la presentación y discusión de material didáctico, 209 estudiantes de secundaria, con edades entre 15 y 19 años, de octubre de 2018 a enero de 2020, partici-paron de una investigación descriptiva transversal. El objetivo fue evaluar los conocimientos previos de los estudiantes sobre la correcta disposición de medicamentos vencidos y sin usar (sobrantes), a través de la aplicación de un cuestionario. A través del análisis descriptivo de los datos recolectados, se observó que el 82% de los estudiantes desechan de manera inapro-piada los medicamentos vencidos y sus sobrantes, siendo el 49% descartándolos en la basura seca, el 24% en la basura orgánica, el 6% en los sanitarios y el 3% en el fregadero. De los que los desechan correctamente (18%), el 9% de los estudiantes devuelven los medicamentos a la farmacia y otro 9% a los centros de salud. En cuanto al reducido número de acciones de disposición correcta, es imperativo que las acciones de educación ambiental conduzcan a la toma de conciencia del problema que puede generar la disposición irregular, así como a la transformación de este escenario actual. Es clara la necesidad de estrategias para mejorar el conocimiento sobre la correcta disposición de los medicamentos, especialmente entre los jóvenes, quienes pueden difundir la importancia de esta acción, a favor del medio ambiente y la sociedad. ...
Contido em
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre (RS). Vol. 7, n. 2 (Jul./Dez. 2023), e131751, 13 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License