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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorPavin, Natáliapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-16T03:26:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268498pt_BR
dc.description.abstractO crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo traz oportunidades e desafios para este ramo do varejo. Com a expansão do e-commerce na pandemia, o hábito de comprar online vem sendo cada vez mais frequente, atingindo mercados que antes eram quase que exclusivamente tradicionais, como supermercados por exemplo. Com este aumento, também cresce a necessidade de entregas na última milha. A crescente motorização, majoritariamente dominada por veículos a combustão interna, traz também o aumento de poluição para as cidades. Com a expansão deste modelo de varejo, percebe-se então a oportunidade de trazer soluções mais sustentáveis, tanto ambientalmente, quanto financeiramente para as empresas. Neste contexto, a tecnologia de veículos elétricos surge como uma opção que engloba uma melhoria para a operação (motorista e cliente final), empresa (como uma solução financeira) e população em geral (com diversos benefícios ambientais atrelados). A fim de explorar este mercado, este trabalho visa entender quais as características relacionadas com a etapa de entrega da última milha, o cliente final julga mais e menos importante, em relação aos veículos elétricos Para isto é realizada uma revisão dos conceitos relacionados aos veículos elétricos e à etapa da última milha apresentando detalhes técnicos e discutindo os benefícios e desafios atrelados a esta tecnologia. Em seguida, por meio de um modelo de escolha discreta, junto à técnica Best-Worst Scalling é elaborado um questionário, que servirá como ferramenta para obtenção de dados da pesquisa. A pesquisa desenvolvida apresentou 5 atributos, resultando em 10 cartões, onde cada cartão apresentava 3 atributos. As respostas obtidas foram quantificadas e modeladas pelo modelo Logit Multinominal. O resultado apresentado demonstrou que os atributos mais valorizados pelo cliente final foram o custo e a restrição de entregas em determinadas regiões, tornando assim possível concluir que estes atributos são elementos essenciais em projetos que visem adotar veículos elétricos na etapa de última milhapt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.titleQuantificação dos incentivos e obstáculos na adoção de veículos elétricos na última milhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189457pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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