Quantificação dos incentivos e obstáculos na adoção de veículos elétricos na última milha
dc.contributor.advisor | Larrañaga Uriarte, Ana Margarita | pt_BR |
dc.contributor.author | Pavin, Natália | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-16T03:26:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/268498 | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo traz oportunidades e desafios para este ramo do varejo. Com a expansão do e-commerce na pandemia, o hábito de comprar online vem sendo cada vez mais frequente, atingindo mercados que antes eram quase que exclusivamente tradicionais, como supermercados por exemplo. Com este aumento, também cresce a necessidade de entregas na última milha. A crescente motorização, majoritariamente dominada por veículos a combustão interna, traz também o aumento de poluição para as cidades. Com a expansão deste modelo de varejo, percebe-se então a oportunidade de trazer soluções mais sustentáveis, tanto ambientalmente, quanto financeiramente para as empresas. Neste contexto, a tecnologia de veículos elétricos surge como uma opção que engloba uma melhoria para a operação (motorista e cliente final), empresa (como uma solução financeira) e população em geral (com diversos benefícios ambientais atrelados). A fim de explorar este mercado, este trabalho visa entender quais as características relacionadas com a etapa de entrega da última milha, o cliente final julga mais e menos importante, em relação aos veículos elétricos Para isto é realizada uma revisão dos conceitos relacionados aos veículos elétricos e à etapa da última milha apresentando detalhes técnicos e discutindo os benefícios e desafios atrelados a esta tecnologia. Em seguida, por meio de um modelo de escolha discreta, junto à técnica Best-Worst Scalling é elaborado um questionário, que servirá como ferramenta para obtenção de dados da pesquisa. A pesquisa desenvolvida apresentou 5 atributos, resultando em 10 cartões, onde cada cartão apresentava 3 atributos. As respostas obtidas foram quantificadas e modeladas pelo modelo Logit Multinominal. O resultado apresentado demonstrou que os atributos mais valorizados pelo cliente final foram o custo e a restrição de entregas em determinadas regiões, tornando assim possível concluir que estes atributos são elementos essenciais em projetos que visem adotar veículos elétricos na etapa de última milha | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Comércio eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Percepção do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.title | Quantificação dos incentivos e obstáculos na adoção de veículos elétricos na última milha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001189457 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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