Quantificação dos incentivos e obstáculos na adoção de veículos elétricos na última milha
Fecha
2023Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo traz oportunidades e desafios para este ramo do varejo. Com a expansão do e-commerce na pandemia, o hábito de comprar online vem sendo cada vez mais frequente, atingindo mercados que antes eram quase que exclusivamente tradicionais, como supermercados por exemplo. Com este aumento, também cresce a necessidade de entregas na última milha. A crescente motorização, majoritariamente dominada por veículos a combustão interna, traz também o aumento de ...
O crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo traz oportunidades e desafios para este ramo do varejo. Com a expansão do e-commerce na pandemia, o hábito de comprar online vem sendo cada vez mais frequente, atingindo mercados que antes eram quase que exclusivamente tradicionais, como supermercados por exemplo. Com este aumento, também cresce a necessidade de entregas na última milha. A crescente motorização, majoritariamente dominada por veículos a combustão interna, traz também o aumento de poluição para as cidades. Com a expansão deste modelo de varejo, percebe-se então a oportunidade de trazer soluções mais sustentáveis, tanto ambientalmente, quanto financeiramente para as empresas. Neste contexto, a tecnologia de veículos elétricos surge como uma opção que engloba uma melhoria para a operação (motorista e cliente final), empresa (como uma solução financeira) e população em geral (com diversos benefícios ambientais atrelados). A fim de explorar este mercado, este trabalho visa entender quais as características relacionadas com a etapa de entrega da última milha, o cliente final julga mais e menos importante, em relação aos veículos elétricos Para isto é realizada uma revisão dos conceitos relacionados aos veículos elétricos e à etapa da última milha apresentando detalhes técnicos e discutindo os benefícios e desafios atrelados a esta tecnologia. Em seguida, por meio de um modelo de escolha discreta, junto à técnica Best-Worst Scalling é elaborado um questionário, que servirá como ferramenta para obtenção de dados da pesquisa. A pesquisa desenvolvida apresentou 5 atributos, resultando em 10 cartões, onde cada cartão apresentava 3 atributos. As respostas obtidas foram quantificadas e modeladas pelo modelo Logit Multinominal. O resultado apresentado demonstrou que os atributos mais valorizados pelo cliente final foram o custo e a restrição de entregas em determinadas regiões, tornando assim possível concluir que estes atributos são elementos essenciais em projetos que visem adotar veículos elétricos na etapa de última milha ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (36372)Tesinas Ingenierías (5699)
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