O meme nosso de cada dia (nos dai hoje) : uso de memes como texto visual-multimodal para o ensino de línguas
Fecha
2023Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Os textos visuais e multimodais são uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade digital e globalizada, e o ensino eficiente dessas formas de comunicação é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e compreensão de imagens por parte da alunagem. Nesse contexto, os memes, como fenômenos culturais da internet, podem se tornar recursos pedagógicos interessantes para engajar os estudantes no processo de aprendizagem de línguas. Este trabalho de conclusão de cu ...
Os textos visuais e multimodais são uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade digital e globalizada, e o ensino eficiente dessas formas de comunicação é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e compreensão de imagens por parte da alunagem. Nesse contexto, os memes, como fenômenos culturais da internet, podem se tornar recursos pedagógicos interessantes para engajar os estudantes no processo de aprendizagem de línguas. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explorar estratégias para o ensino de leitura de textos visuais e multimodais, bem como apresentar uma proposta de sequência didática para o uso de memes na sala de aula de línguas. ...
Abstract
Visual and multimodal texts are an increasingly prevalent reality in our digital and globalized society, and the effective teaching of these forms of communication is essential for developing students' critical reading and image reading comprehension skills. In this context, memes, as cultural phenomena of the internet, can become interesting pedagogical resources to engage students in the process of learning languages. This work aims to explore strategies for teaching visual and multimodal tex ...
Visual and multimodal texts are an increasingly prevalent reality in our digital and globalized society, and the effective teaching of these forms of communication is essential for developing students' critical reading and image reading comprehension skills. In this context, memes, as cultural phenomena of the internet, can become interesting pedagogical resources to engage students in the process of learning languages. This work aims to explore strategies for teaching visual and multimodal text comprehension, as well as presenting a proposal of an educational and didactic class plan for the use of memes in language classrooms. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Letras (1219)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License