O meme nosso de cada dia (nos dai hoje) : uso de memes como texto visual-multimodal para o ensino de línguas
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Os textos visuais e multimodais são uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade digital e globalizada, e o ensino eficiente dessas formas de comunicação é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e compreensão de imagens por parte da alunagem. Nesse contexto, os memes, como fenômenos culturais da internet, podem se tornar recursos pedagógicos interessantes para engajar os estudantes no processo de aprendizagem de línguas. Este trabalho de conclusão de cu ...
Os textos visuais e multimodais são uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade digital e globalizada, e o ensino eficiente dessas formas de comunicação é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e compreensão de imagens por parte da alunagem. Nesse contexto, os memes, como fenômenos culturais da internet, podem se tornar recursos pedagógicos interessantes para engajar os estudantes no processo de aprendizagem de línguas. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explorar estratégias para o ensino de leitura de textos visuais e multimodais, bem como apresentar uma proposta de sequência didática para o uso de memes na sala de aula de línguas. ...
Abstract
Visual and multimodal texts are an increasingly prevalent reality in our digital and globalized society, and the effective teaching of these forms of communication is essential for developing students' critical reading and image reading comprehension skills. In this context, memes, as cultural phenomena of the internet, can become interesting pedagogical resources to engage students in the process of learning languages. This work aims to explore strategies for teaching visual and multimodal tex ...
Visual and multimodal texts are an increasingly prevalent reality in our digital and globalized society, and the effective teaching of these forms of communication is essential for developing students' critical reading and image reading comprehension skills. In this context, memes, as cultural phenomena of the internet, can become interesting pedagogical resources to engage students in the process of learning languages. This work aims to explore strategies for teaching visual and multimodal text comprehension, as well as presenting a proposal of an educational and didactic class plan for the use of memes in language classrooms. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1265)
Este item está licenciado na Creative Commons License
