O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Ao longo do percurso do ensino de línguas adicionais na escola, é possível constatar que o texto literário não tem ocupado espaço privilegiado nos planos de ensino e que, em geral, há uma crença de que ele é muito complexo e de difícil acesso para os alunos, principalmente em níveis básicos. Considerando que é um dos compromissos da escola dar acesso à literatura no componente Língua Estrangeira na Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo exploratório de trabalhos de conc ...
Ao longo do percurso do ensino de línguas adicionais na escola, é possível constatar que o texto literário não tem ocupado espaço privilegiado nos planos de ensino e que, em geral, há uma crença de que ele é muito complexo e de difícil acesso para os alunos, principalmente em níveis básicos. Considerando que é um dos compromissos da escola dar acesso à literatura no componente Língua Estrangeira na Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo exploratório de trabalhos de conclusão de curso na área de Licenciatura em Letras (UFRGS) que tratem sobre o ensino de literatura em aulas de línguas adicionais. A partir de uma busca no repositório digital da universidade (https://lume.ufrgs.br/), foram localizados 29 TCCs que foram compilados e analisados quanto a língua, gênero discursivo e público-alvo mobilizados. Os resultados mostram que os trabalhos propõem revisões bibliográficas, projetos pedagógicos, unidades didáticas e atividades com textos literários e relatam experiências de ensino envolvendo uma grande variedade de gêneros literários no ensino de alemão, espanhol, francês, inglês e português como línguas adicionais. Aproximadamente metade dos trabalhos diz respeito à Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e a outra parte são propostas e relatos para cursos de línguas. Pode-se afirmar que os trabalhos trazem contribuições importantes para a área, indicando critérios para a seleção de textos literários e apresentando várias atividades e estratégias de ensino e, principalmente, confirmando a viabilidade de trabalhar com literatura em aulas de línguas adicionais na escola. ...
Abstract
Throughout the trajectory of additional language teaching in schools, it is possible to verify that the literary text does not occupy privileged space in lesson plans and, in general, there is a belief that it is too complex and difficult to be accessed by students, especially at basic levels. Considering that one of the school’s responsibility is to give access to literature in Foreing Language classes in Basic Education, the objective of this research is to carry out an exploratory study of u ...
Throughout the trajectory of additional language teaching in schools, it is possible to verify that the literary text does not occupy privileged space in lesson plans and, in general, there is a belief that it is too complex and difficult to be accessed by students, especially at basic levels. Considering that one of the school’s responsibility is to give access to literature in Foreing Language classes in Basic Education, the objective of this research is to carry out an exploratory study of undergraduate theses in the area of language teaching (UFRGS) that study literary education in additional languages classes. Based on a search in the university digital repository (https://lume.ufrgs.br/), 29 TCCs were found, compiled and analyzed according to additional language, literary genre, and target audience. The results show that the theses propose bibliographic reviews, pedagogical projects, lesson plans and activities with literary texts, and report teaching experiences encompassing a big variety of literary genres in the teaching of German, Spanish, French, English and Portuguese as additional languages. Approximately half of the undergraduate theses relate to Basic Education (Kindergarten, Middle School and High School) and the other part are proposals and reports concerning language courses. It can be stated that they bring important contributions to the field of study, indicating criteria to literary text selection and presenting several activities and teaching strategies, and mainly, confirming the viability to work with literature in additional language classes at school. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License