O que fazer quando não dá certo : aprendendo sobre identidades na aula de língua e literatura
dc.contributor.advisor | Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Geovana Martins da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-09T03:28:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/268235 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar, a partir de um relato de prática, as possíveis razões para a participação engajada ou não dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública da região metropolitana, em um projeto de estágio obrigatório, com a temática Literatura Marginal Periférica. Portanto, buscou-se reunir informações com o propósito de responder aos seguintes questionamentos que surgiram: de que forma a literatura marginal periférica, como temática de um projeto, pode contribuir para a formação de identidades na sala de aula? E como compreender a formação leitora dos alunos pode influenciar na execução de um projeto de ensino? As reflexões teóricas de Bourdieu e Passeron (2014), Paulo Freire (2018), Dalcastagnè (2007, 2008), Nascimento (2009, 2010), Batista (2001), Kleiman (1995) e Geraldi (1984, 2015), embasaram o estudo. Assim, podemos concluir que a escola ao reproduzir as relações de força existentes na sociedade, naturalizando e legitimando as desigualdade, não dá a chance aos alunos de se tornarem protagonistas em seu aprendizado, gerando assim indivíduos sem autonomia e apáticos diante a educação. A relutância ao projeto, um método de ensino que exige a ação do aluno para o seu sucesso, se dá ao fato que lhes foi negado esse protagonismo durante sua formação. Então, para romper com essas relações de força e disseminação ideológica temos que transformar a aula num acontecimento, pois assim formaremos leitores proficientes, cidadãos críticos e engajados. E o uso, em sala de aula, da Literatura Marginal Periférica como um símbolo de resistência frente ao sistema pode contribuir para a formação de leitores mais conscientes de sua realidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura marginal | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Relato | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | O que fazer quando não dá certo : aprendendo sobre identidades na aula de língua e literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Schulz, Lia | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001188436 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Letras (1219)