Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
Fecha
2020Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? I ...
Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? Inúmeros questionamentos trazem luz para uma compreensão melhor de como o cérebro aprende. Diante disso, o presente trabalho de revisão tem por objetivo investigar particularidades da relação entre memórias de interferência e aprendizado prévio. Nesse sentido, nos concentramos nas seguintes questões: (a) se a memória de interferência afeta o aprendizado prévio; (b) se conhecimentos pré-adquiridos contribuem para consolidação da memória. A pesquisa com suporte de computador com acesso à internet irá utilizar a seguinte base de dados: PUBmed. Apenas artigos, teses e dissertações publicados tanto em inglês como em português conduzidos de 2000 a 2021 serão considerados. As palavras-chave utilizadas serão: memória de interferência retroativa e memória de interferência proativa. Os critérios de inclusão para os estudos relacionados à primeira e segunda questão são: (1) uma seleção prévia dos artigos que contem ambos os termos (2) que contenham os termos tanto no título quanto no resumo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Ciencias Biológicas (1355)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License