Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura
dc.contributor.advisor | Alvares, Lucas de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Veiga Júnior, Breno Costa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T03:22:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/268178 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nosso cérebro é uma verdadeira máquina capaz de armazenar as informações com uma riqueza de detalhes impressionante, pois os mecanismos pelos quais as memórias são recrutadas e consolidadas, de maneira muito eficaz, tem elucidado muitas questões tais: como o cérebro cria as conexões de aprendizagem? Qual é a importância do esquecimento como mecanismo evolutivo? Ou ainda; será que a veracidade dos acontecimentos que consolidamos como memória são de fato uma representação fidedigna do ocorrido? Inúmeros questionamentos trazem luz para uma compreensão melhor de como o cérebro aprende. Diante disso, o presente trabalho de revisão tem por objetivo investigar particularidades da relação entre memórias de interferência e aprendizado prévio. Nesse sentido, nos concentramos nas seguintes questões: (a) se a memória de interferência afeta o aprendizado prévio; (b) se conhecimentos pré-adquiridos contribuem para consolidação da memória. A pesquisa com suporte de computador com acesso à internet irá utilizar a seguinte base de dados: PUBmed. Apenas artigos, teses e dissertações publicados tanto em inglês como em português conduzidos de 2000 a 2021 serão considerados. As palavras-chave utilizadas serão: memória de interferência retroativa e memória de interferência proativa. Os critérios de inclusão para os estudos relacionados à primeira e segunda questão são: (1) uma seleção prévia dos artigos que contem ambos os termos (2) que contenham os termos tanto no título quanto no resumo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cérebro | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Esquecimento | pt_BR |
dc.title | Mecanismos de interferência retroativa, proativa e aprendizado prévio : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130557 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1363)