Manifestações patológicas em instalações hidrossanitárias : análise de ocorrências em uma construtora de grande porte visando a melhoria contínua de processos
Fecha
2023Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
As manifestações patológicas em sistemas hidrossanitários são falhas recorrentes nas edificações e lideram os rankings das construtoras. Entretanto, há poucos estudos que analisam bancos de dados dessas ocorrências, seja pela falta de monitoramento, o que impossibilita a elaboração de estratégias efetivas para melhoria contínua, mas também pela inexistência de instrumentos pelas construtoras para propiciar a gestão da qualidade. O trabalho foi desenvolvido com base no histórico de ocorrências d ...
As manifestações patológicas em sistemas hidrossanitários são falhas recorrentes nas edificações e lideram os rankings das construtoras. Entretanto, há poucos estudos que analisam bancos de dados dessas ocorrências, seja pela falta de monitoramento, o que impossibilita a elaboração de estratégias efetivas para melhoria contínua, mas também pela inexistência de instrumentos pelas construtoras para propiciar a gestão da qualidade. O trabalho foi desenvolvido com base no histórico de ocorrências de assistência técnica, de uma construtora de grande porte (Porto Alegre, RS, Brasil). O banco de dados estudado compreende 9.272 ocorrências de manifestações patológicas procedentes, que foram registradas desde janeiro de 2017 até fevereiro de 2023. Baseado nas normativas vigentes na área hidrossanitária (NBR 5626, NBR 8160, NBR 10844 e NBR 15575) foram avaliados os chamados motivados por essas instalações prediais e quanto representa no volume total de ocorrências da construtora, em termos de quantidade e gastos gerados, e ao longo do prazo de garantia. Pela análise técnica dos chamados de instalações hidrossanitárias registrados, entendeu-se que as principais manifestações patológicas registradas são: vazamento e entupimento de tubulações, falha de ligação de equipamentos, aperto de metais e falha de sifonagem de ralos. Para embasar o trabalho tecnicamente e através de evidências, foram realizadas visitas técnicas junto as obras e aos empreendimentos entregues pela construtora, com o intuito de compreender os procedimentos utilizados e identificar possíveis fragilidades no processo, e que justifiquem essas falhas A análise quantitativa do banco de dados permitiu verificar o comportamento do número de chamados, após melhorias adotadas pela empresa, com a: criação de uma empreiteira de mão de obra própria e mudança de material utilizado para instalação de água, para as execuções de edificações residenciais. Foi realizada a verificação do processo de gestão e controle de qualidade utilizado para conferir os materiais e os serviços executados e retroalimentar os procedimentos da empresa. Por fim, compreendeu-se que as causas das falhas estão concentradas no processo de execução dos sistemas hidrossanitários, nas interferências de outros serviços e do não cumprimento do controle de qualidade dos serviços e dos materiais estabelecidos pela empresa. Constatou-se, também, que a criação da empreiteira de mão de obra própria reduziu 42,66% do volume de chamados, quando comparado a empreendimentos entregues no mesmo período, com utilização de mão de obra terceirizada. A utilização de Polietileno Reticulado – PEX – para instalação de água quente e fria também reduziu o número de ocorrências em 44,3%, quando relacionado a um empreendimento similar, porém com instalações de água de Polipropileno Copolímero Random – PPR. Desse modo, concluiu-se que, de forma geral, a construtora conta com processos de qualidade consolidados e que visam minimizar essas ocorrências, todavia é preciso uma gestão da comunicação efetiva com as equipes responsáveis pelas execuções, juntamente com os indicadores de assistência técnica, com a finalidade de evidenciar a importância do cumprimento e verificação dos processos estabelecidos ...
Abstract
Pathological manifestations in hydrosanitary systems are recurrent failures in buildings and top the rankings of construction companies. However, there are few studies that analyze databases of these occurrences, either due to a lack of monitoring, which makes it impossible to develop effective strategies for continuous improvement, but also due to the absence of tools by construction companies to facilitate quality management. The work was developed based on the history of technical assistance ...
Pathological manifestations in hydrosanitary systems are recurrent failures in buildings and top the rankings of construction companies. However, there are few studies that analyze databases of these occurrences, either due to a lack of monitoring, which makes it impossible to develop effective strategies for continuous improvement, but also due to the absence of tools by construction companies to facilitate quality management. The work was developed based on the history of technical assistance occurrences from a large construction company (Porto Alegre, RS, Brazil). The studied database comprises 9,272 documented occurrences of pathological manifestations, which have been recorded from January 2017 to February 2023. Based on the current standards in the hydrosanitary field (NBR 5626, NBR 8160, NBR 10844, and NBR 15575), the incidents motivated by these building installations were evaluated in terms of their quantity, associated expenses, and their occurrence over the warranty period. Through the technical analysis of the registered hydrosanitary installation calls, it was understood that the main documented pathological manifestations are pipe leaks, clogs, equipment connection failures, metal tightening issues, and drain siphoning failures. To technically support the work and gather evidence, technical visits were conducted to construction sites and completed projects by the construction company to understand the procedures used and identify potential weaknesses in the process that could explain these failures The quantitative analysis of the database allowed for the examination of the call volume's behavior after improvements were implemented by the company. This included the creation of an in-house workforce and a change in the materials used for water installations in residential buildings. The management and quality control process for checking materials and services performed was also examined to provide feedback to the company's procedures. Ultimately, it was concluded that the causes of the failures are concentrated in the execution process of hydrosanitary systems, interferences from other services, and the failure to comply with the quality control of services and materials established by the company. It was also observed that the creation of an in-house workforce reduced the call volume by 42.66% compared to projects delivered during the same period that used third-party labor. The use of Cross-Linked Polyethylene (PEX) for hot and cold water installations also reduced the number of occurrences by 44.3% compared to a similar project that used Polypropylene Random Copolymer (PPR) for water installations. In conclusion, the construction company, in general, has well-established quality processes aimed at minimizing these occurrences. However, effective communication management with the teams responsible for the execution, along with technical assistance indicators, is necessary to highlight the importance of adhering to and verifying established processes ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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