Estudo da dispersão de manchas de óleo no Rio Guaíba na região do porto de Porto Alegre, RS
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2022Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo avaliou a dispersão de manchas de óleo no Rio Guaíba utilizando modelagem computacional, a fim de atender a uma necessidade do Porto de Porto Alegre de melhorar seu Índice de Qualidade Ambiental (IQA). Deste modo, foi necessário implementar uma metodologia de simulação a partir da proposição de cenários hidrodinâmicos e hipóteses acidentais de derramamento de óleo, adotando-se uma análise sazonal de pior caso. Foram consideradas diferenças entre os regimes de estiagem, vazão média e ...
Este estudo avaliou a dispersão de manchas de óleo no Rio Guaíba utilizando modelagem computacional, a fim de atender a uma necessidade do Porto de Porto Alegre de melhorar seu Índice de Qualidade Ambiental (IQA). Deste modo, foi necessário implementar uma metodologia de simulação a partir da proposição de cenários hidrodinâmicos e hipóteses acidentais de derramamento de óleo, adotando-se uma análise sazonal de pior caso. Foram consideradas diferenças entre os regimes de estiagem, vazão média e cheia do rio, para um volume de 2400 m3 de óleo de elevada persistência derramado a partir da região do Cais Navegantes. Os softwares utilizados nas simulações hidrodinâmicas e transporte de contaminantes foram o GUAÍBA e SisBaHiA, em função de suas aplicações em outros estudos e disponibilidade de dados. Foi adotada uma abordagem determinística e probabilística de avaliação da evolução da dispersão da mancha ao longo do Rio Guaíba em diferentes instantes ao longo de 10 dias, servindo como embasamento na elaboração de ações de resposta ao incidente. Para o cenário de estiagem, observou-se que a mancha ficou mais contida à margem oeste, enquanto que para os cenários de vazão média e de cheia ela atingiu Itapuã, sendo que ambas as situações possuem implicações ambientais associadas. Além disso, também foram indicadas as áreas de margem do rio atingidas de maior sensibilidade ao óleo, com base nas Cartas SAO. Destaca-se, por fim, que os resultados gerados neste estudo serão aplicados na parte de Modelagem Hidrossedimentológica e da Qualidade da Água do Programa de Gestão Ambiental Portuária Porto de Porto Alegre. ...
Abstract
This study evaluated oil slick dispersion in Rio Guaíba with computational modelling, aiming at improving the Port of Porto Alegre’s Environmental Quality Index (IQA). A simulation methodology based on hydrodynamic scenario propositions and accidental hypothesis on oil spillage was implemented, and a worst-case seasonal analysis was adopted. We considered differences between drought, flood, and average flow regimes of the river for 2,400 m3 of oil in heightened persistency spilled starting from ...
This study evaluated oil slick dispersion in Rio Guaíba with computational modelling, aiming at improving the Port of Porto Alegre’s Environmental Quality Index (IQA). A simulation methodology based on hydrodynamic scenario propositions and accidental hypothesis on oil spillage was implemented, and a worst-case seasonal analysis was adopted. We considered differences between drought, flood, and average flow regimes of the river for 2,400 m3 of oil in heightened persistency spilled starting from the region in Cais Navegantes. We used software GUAIBA and SisBaHiA (hydrodynamics and pollutant transport through advection-diffusion) due to their use in other studies and availability of data. We took a deterministic and stochastic approach to evaluate the spill dispersion evolution along the riverbed in different moments during 10 days, which was employed in formulating responses to the incident. For the drought regime we observed that the spill was contained mostly to the west bank, while for the other regimes the spill reached Itapuã–in both scenarios, there were environmental implications. Furthermore, areas in the riverbanks reached by the spillage with the most sensitivity to oil, according to the Cartas SAO, were noted. We highlight, finally, that the results in this study will be applied at the Port of Porto Alegre’s Environmental Manegament Program (PGA), in their division of Hydrosedimentological Modelling and Water Quality. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Ambiental.
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