Estudo de caso da implementação da área de inovação em uma empresa do setor coureiro calçadista
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo analisa a implementação do setor de gestão da inovação em uma empresa coureiro-calçadista e propõe melhorias para criar um ambiente mais favorável à geração de inovação. A literatura sobre inovação é vasta e abrange diversas abordagens, e o objetivo deste trabalho é apoiar empresas neste esforço, identificando os pontos críticos da implementação, com foco no programa de inovação de melhoria contínua, capacidade de inovação em produto e consolidação da trajetória e mapeamento da inov ...
Este artigo analisa a implementação do setor de gestão da inovação em uma empresa coureiro-calçadista e propõe melhorias para criar um ambiente mais favorável à geração de inovação. A literatura sobre inovação é vasta e abrange diversas abordagens, e o objetivo deste trabalho é apoiar empresas neste esforço, identificando os pontos críticos da implementação, com foco no programa de inovação de melhoria contínua, capacidade de inovação em produto e consolidação da trajetória e mapeamento da inovação organizacional com base na literatura teórica. A pesquisa destaca que uma das principais dificuldades é a disseminação da cultura de inovação em todas as unidades fabris e níveis hierárquicos. Como melhoria, propõe-se o envolvimento dos executivos, programas de capacitação centrados na experiência, programas de coaching de equipes internas, retroalimentação e fomento ao programa de ideias, sistema de avaliação para ideias concluídas, utilização de Sprints de 5 dias para resolver questões críticas e participação em hackathons de inovação. Os resultados da pesquisa mostram que a implementação do setor de gestão da inovação representa um avanço disruptivo no contexto da indústria calçadista, e as melhorias propostas têm potencial para apoiar a cultura de inovação na empresa. O estudo sugere que pesquisas futuras podem examinar mais especificamente o impacto de cada metodologia proposta 2 e acompanhar o desempenho da empresa ao longo do tempo para obter uma visão mais abrangente dos resultados em gestão da inovação. Com essas medidas, espera-se que a empresa esteja preparada para enfrentar os desafios da inovação de forma mais eficaz e possa alcançar um posicionamento estratégico mais sólido no mercado calçadista. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License