Estudo de caso da implementação da área de inovação em uma empresa do setor coureiro calçadista
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este artigo analisa a implementação do setor de gestão da inovação em uma empresa coureiro-calçadista e propõe melhorias para criar um ambiente mais favorável à geração de inovação. A literatura sobre inovação é vasta e abrange diversas abordagens, e o objetivo deste trabalho é apoiar empresas neste esforço, identificando os pontos críticos da implementação, com foco no programa de inovação de melhoria contínua, capacidade de inovação em produto e consolidação da trajetória e mapeamento da inov ...
Este artigo analisa a implementação do setor de gestão da inovação em uma empresa coureiro-calçadista e propõe melhorias para criar um ambiente mais favorável à geração de inovação. A literatura sobre inovação é vasta e abrange diversas abordagens, e o objetivo deste trabalho é apoiar empresas neste esforço, identificando os pontos críticos da implementação, com foco no programa de inovação de melhoria contínua, capacidade de inovação em produto e consolidação da trajetória e mapeamento da inovação organizacional com base na literatura teórica. A pesquisa destaca que uma das principais dificuldades é a disseminação da cultura de inovação em todas as unidades fabris e níveis hierárquicos. Como melhoria, propõe-se o envolvimento dos executivos, programas de capacitação centrados na experiência, programas de coaching de equipes internas, retroalimentação e fomento ao programa de ideias, sistema de avaliação para ideias concluídas, utilização de Sprints de 5 dias para resolver questões críticas e participação em hackathons de inovação. Os resultados da pesquisa mostram que a implementação do setor de gestão da inovação representa um avanço disruptivo no contexto da indústria calçadista, e as melhorias propostas têm potencial para apoiar a cultura de inovação na empresa. O estudo sugere que pesquisas futuras podem examinar mais especificamente o impacto de cada metodologia proposta 2 e acompanhar o desempenho da empresa ao longo do tempo para obter uma visão mais abrangente dos resultados em gestão da inovação. Com essas medidas, espera-se que a empresa esteja preparada para enfrentar os desafios da inovação de forma mais eficaz e possa alcançar um posicionamento estratégico mais sólido no mercado calçadista. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License