Escrituras de profanação : documentos do feminicídio como dispositivos poéticos para a criação dramatúrgica de Hipólito e outras cenas curtas
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta o caminho percorrido ao longo de um processo de criação dramatúrgica a partir de documentos do feminicídio. Esta pesquisa utilizou como procedimento metodológico a realização de entrevistas com mulheres sobreviventes do feminicídio e seleção de diferentes matérias jornalísticas sobre o assunto. Lançando mão do olhar crítico de Re-visão (Rich, 2017) e da noção de profanação (Agamben, 2012) utilizando esses documentos como dispositivos mobilizadores para a escrita das peça ...
Este trabalho apresenta o caminho percorrido ao longo de um processo de criação dramatúrgica a partir de documentos do feminicídio. Esta pesquisa utilizou como procedimento metodológico a realização de entrevistas com mulheres sobreviventes do feminicídio e seleção de diferentes matérias jornalísticas sobre o assunto. Lançando mão do olhar crítico de Re-visão (Rich, 2017) e da noção de profanação (Agamben, 2012) utilizando esses documentos como dispositivos mobilizadores para a escrita das peças Hipólito e outras cenas curtas. Evidencia-se o processo de criação e suas etapas com o intuito de compartilhar outras possibilidades de procedimentos disparadores para a escrita dramatúrgica. ...
Abstract
This work presents the path taken throughout a process of dramaturgical creation based on feminicide documents. This research used as a methodological procedure the conduct of interviews with women survivors of feminicide and the selection of different journalistic articles on the subject. Using the critical perspective of Re-vision (Rich, 2017) and the notion of profanation (Agamben, 2012), using these documents as mobilizing devices for the writing of the Hipólito plays and other short scenes ...
This work presents the path taken throughout a process of dramaturgical creation based on feminicide documents. This research used as a methodological procedure the conduct of interviews with women survivors of feminicide and the selection of different journalistic articles on the subject. Using the critical perspective of Re-vision (Rich, 2017) and the notion of profanation (Agamben, 2012), using these documents as mobilizing devices for the writing of the Hipólito plays and other short scenes. The creation process and its stages are highlighted with the aim of sharing other possibilities of triggering procedures for dramaturgical writing. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Cênicas (219)
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