Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorÉboli, Luciana Morteopt_BR
dc.contributor.authorMorales, Franchesca Coppolapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T03:23:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267729pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre contar histórias, analisando aspectos de como a humanidade evoluiu a partir desta capacidade, construindo significados e símbolos. Afirma-se que uma das formas de contar histórias é o teatro, o que leva a autora a discorrer a respeito de sua trajetória como arte-educadora nos anos iniciais, os benefícios do teatro na infância e sua habilidade e paixão por contar histórias. Esta relação entre contar histórias, suas experiências desenvolvendo-se como dramaturga e o teatro na infância, abordada neste trabalho, culmina na escrita de A Princesa Careca, dramaturgia para crianças produzida pela autora e objeto de análise deste trabalho. Esta dramaturgia foi criada durante a disciplina de Laboratório de Composição Dramatúrgica (2021), e posteriormente continuou a ser escrita durante o Estágio em Escrita Dramatúrgica, sendo apresentada como um espetáculo participante da 25ª Mostra DAD do Departamento de Arte Dramática da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThe present study discusses telling stories, analyzing aspects of how humanity evolved from the point of view of this capacity, building meanings and symbols. It is believed that one of the ways of telling stories is theater, which takes the author to discourse about her trajectory as an art-educator for Primary School years, the benefits of theater during childhood and her ability and passion for telling stories. This relation between telling stories, her experiences evolving as a playwright, and theater for children, discussed in this study, culminates in the writing of A Princesa Careca, a children-focused dramaturgy produced by the author and object of analysis of this work. This dramaturgy was created during the subject of Dramaturgy Composition Laboratory (2021), which later proceeded to be written during the Internship in Dramaturgical Writing, finally being presented as a play in the 25th Mostra DAD of the Dramatic Arts Department of UFRGS - Federal University of Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStory tellingen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDramaturgic writingen
dc.subjectOficina de teatropt_BR
dc.subjectMake-believeen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEscrita dramatúrgicapt_BR
dc.subjectTeatro : Criançaspt_BR
dc.subjectWorkshopsen
dc.subjectTheater for childrenen
dc.titleA arte de contar histórias para crianças : reflexões sobre a escrita dramatúrgica em A princesa carecapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188527pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples