Estudo da implementação de estratégias de economia circular em espaço de comercialização de alimentos
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar estratégias e propor ações de Economia Circular (EC) para uma empresa de comercialização de alimentos e bebidas, visando a transição para um modelo de negócios circular. Sua implementação bem-sucedida é especialmente importante em setores como o de alimentos, que enfrentam desafios relacionados ao desperdício de produtos e recursos e ao uso excessivo de materiais descartáveis. O trabalho envolveu quatro etapas: (i) identificação de estratégias de EC por me ...
O objetivo deste trabalho foi analisar estratégias e propor ações de Economia Circular (EC) para uma empresa de comercialização de alimentos e bebidas, visando a transição para um modelo de negócios circular. Sua implementação bem-sucedida é especialmente importante em setores como o de alimentos, que enfrentam desafios relacionados ao desperdício de produtos e recursos e ao uso excessivo de materiais descartáveis. O trabalho envolveu quatro etapas: (i) identificação de estratégias de EC por meio de revisão de literatura; (ii) adaptação das estratégias para ações específicas ao contexto do caso estudado; (iii) avaliação da viabilidade das ações; (iv) proposição de um plano de ação para melhorar a circularidade do negócio. Considerando retorno e complexidade, os resultados evidenciam que as ações de EC prioritárias para empresas de comercialização de alimentos e bebidas envolvem: Reciclagem, Desmaterialização substituindo estruturas materiais por virtuais, Práticas ambientalmente responsáveis no uso de materiais, Estratégias de uso eficiente de recursos evitando desperdícios, Reutilização de produtos sem necessidade de reprocessamento, Concepção de produtos e processos que permitam múltiplos ciclos, Arquitetura de escolha e definição de opção padrão, Aplicação de técnicas conscientes de marketing e venda, Venda de inconveniência por um preço menor, Educação e engajamento dos clientes e Implementação de sistemas de retorno onde o produtor detém a responsabilidade pelo produto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License