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dc.contributor.authorAlberton, Bruna Fagundes Antunespt_BR
dc.contributor.authorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-23T03:31:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267498pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisamos os discursos de professores de Matemática na perspectiva da Etnomatemática Surda. Em articulação com os Estudos Culturais e Educação de Surdos, produzimos o conceito da Etno-matemática Surda, que valoriza as práticas culturais de comunidades surdas, articuladas à construção do conhecimento matemático. Desse modo, o presente trabalho parte da pergunta: quais práticas discursivas produzidas por professores de surdos possibilitam a construção de uma Etnomatemática Surda? Os objetivos são os seguintes: apresentar as narrativas de professores de Matemática de escolas para surdos; e analisar como vêm se constituindo experiências pedagógicas que possibilitam caracterizar uma Etnomatemática Surda. As análises foram desenvolvidas a partir do material produzido no curso de extensão “Educação Matemática para surdos”, realizado em duas edições, com professores de surdos. É possível reconhecer a Etnomatemática Surda a partir de narrativas que evidenciam a valorização das questões culturais do aluno surdo na produção do conhecimento matemático. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Foucault (1996; 2008). Como resultado, indicamos a valo-rização da experiência visual no ensino de Matemática por professores surdos, a partir de narrativas que indicam estratégias no ensino de Matemática, que valorizam a visualidade e a língua de sinais.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we analyze the discourses of mathematics teachers from the perspective of Deaf Ethnomathematics. In conjunction with Cultural Studies and Deaf Education, we produce the concept of Deaf Ethnomathematics, which values visual practices articulated to the construction of mathematical knowledge in deaf communities. Thus, the present work is based on the question: what discursive practices produced by deaf teachers enable the construction of a Deaf Ethnomathematics? The objectives are: to present the narratives of mathematics teachers of schools for the deaf; and to analyze how pedagogical experiences have been constituted that make it possible to characterize a Deaf Ethnomathematics. The analyses were developed from the material produced in the extension course “Mathematics Education for the deaf”, carried out in two editions, with deaf teachers. It is possible to recognize Deaf Ethnomathematics from narratives that evidence the valorization of the cultural issues of the deaf student in the production of mathematical know-ledge. The analyses are made from the notion of discourse developed by Foucault (1996; 2008). As a result, we indicate the valorization of visual experience in mathematics teaching by deaf teachers, from narratives that indicate strategies in mathematics teaching, which value visuality and sign language.en
dc.description.abstractEn este artículo analizamos los discursos de los profesores de matemáticas desde la perspectiva de la Etnomatemática Sorda. En conjunto con los Estudios Culturales y educación de los sordos, producimos el concepto de Etnomatemática Sorda, que valora las prácticas culturales de las comunidades sordas, articuladas a la construcción del conocimiento matemático. Así, el presente trabajo se basa en la pregunta: ¿qué prácticas discursivas producidas por los profesores sordos permiten la construcción de una Etnomatemática Sorda? Los objetivos son los siguientes: presentar las narrativas de los profesores de matemáticas de las escuelas a los sordos; y analizar cómo se han constituido experiencias pedagógicas que permiten caracterizar una Etnomatemática Sorda. Los análisis se desarrollaron a partir del material producido en el curso de extensión “Educación Mate-mática para sordos”, realizado en dos ediciones, con profesores sordos. Es posible reconocer la Etnomatemática Sorda a partir de narrativas que evidencian la valorización de las cuestiones culturales del estudiante sordo en la producción de conocimiento matemático. Los análisis se realizan a partir de la noción de discurso desarrollada por Foucault (1996; 2008). Como resultado, indicamos la valorización de la experiencia visual en la enseñanza de las matemáticas por parte de profesores sordos, a partir de narrativas que indican estrategias en la enseñanza de las matemáticas, que valoran la visualidad y el lenguaje de señas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 35, n.1 (jan./jun. 2022), p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectBilingual education for the deafen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectBrazilian sign languageen
dc.subjectEtnomatemáticases
dc.subjectEducación bilingüe para sordoses
dc.subjectEducación matemáticaes
dc.subjectLengua de señas Brasileñaes
dc.titleEtnomatemática surda : práticas discursivassobre ensino de matemática para surdospt_BR
dc.title.alternativeDeaf ethnomathematics : discourse practiceson teaching mathematics for the deafen
dc.title.alternativeEtnomatemática para sordos : prácticas de discursosobre la enseñanza de matemáticas para sordoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001186977pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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