Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComas, Carlos Eduardo Diaspt_BR
dc.contributor.authorTolotti Filho, José Luizpt_BR
dc.date.accessioned2010-11-11T04:20:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26716pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação analisa três edifícios ecléticos que constituem um conjunto monumental nas bordas da Praça da Alfândega de Porto Alegre, todos reciclados no ultimo quarto do século XX e passagem para o século XXI: a Delegacia Fiscal, o Correio e Telégrafos, e o Banco Nacional do Comércio, de autoria de Theo Wiedersphan, hoje abrigando respectivamente o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul, e Santander Cultural. A análise se faz em três momentos: o de funcionamento pleno, o de desuso e o de novo projeto, assinados por Ediolanda Liedke, Nico e Ceres Rocha, e Roberto Loeb, privilegiando questões de composição ao invés de discussões estilísticas. O capítulo I traça breve panorama sobre a Praça da Alfândega e seu entorno seguido de informações biográficas sobre Wiederspahn. Os capítulos II, III, e IV desenvolvem os três estudos de caso. O capítulo V traz comparações e algumas conclusões sobre os edifícios. Uma breve reflexão acerca dos referenciais teórico-metodológicos é proposta em anexo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyses three eclectic buildings that constitutes a monumental set in the edges of the Alfandega Square in Porto Alegre, all of them recycled in the last quarter of the XX’s and the XXI’s: the “Delegacia Fiscal”, “Correios e Telégrafos”, and “Banco Nacional do Comércio” projected by Theo Wiedersphan, today housing, respectively the “Museu de Arte do Rio Grande do Sul”, “Memorial do Rio Grande do Sul”, and “Santander Cultural”. The analysis occurs in three moments: the full operation, the disuse, and the new project, signed by Ediolanda Liedke, Nico and Ceres Rocha, and Roberto Loeb, and privileges topics of composition instead of stylistic ones. Chapter I points a quick overview on the Alfândega Square and its surroundings, followed by biographical informations about Wiedersphan. Chapters II, III, and IV develop three case studies. Chapter V brings comparisons and some conclusions about the buildings. A quick reflection about the theorical-methodological references is proposed on annex.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReuseen
dc.subjectWiederspahn, Theopt_BR
dc.subjectEclecticismen
dc.subjectEcletismopt_BR
dc.subjectRenovação arquitetônicapt_BR
dc.subjectArquitetura : Século XXpt_BR
dc.subjectArquitetura : Século XXIpt_BR
dc.subjectDelegacia Fiscal, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectMuseu de Arte do Rio Grande do Sul, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectCorreios e Telégrafos, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectMemorial do Rio Grande do Sul, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectBanco Nacional do Comércio, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectSantander Cultural, Edifício (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.titleEcletismo e reciclagem : o edifício do MARGS, do memorial do RS, e do Santander Culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples