Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorConceição, Rubia Pinto da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-14T03:25:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267108pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze three copies of science textbooks for the eighth year of elementary school, adopted by the EMEF América school located in the east of Porto Alegre. Contents related to human body systems will be analyzed, in relation to the new national guideline, the Common National Curriculum Base (BNCC), as well as their approaches and contextualization of the subjects. A script of questions based on competences for the teaching of Science will be used, which will help in the bibliographic analysis of the books. Taking into account that students need contextualized teaching that favors learning and brings them closer to their reality. Although the textbook is used as a teaching tool, it ends up being a generalized material, as it does not take into account the students' experiences. It is necessary to work the context, provide interaction between theory and school practice. Respecting diversity, plurality of ideas, ways of learning and always looking for an overall view, where information will have a positive meaning in the student's life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTextbook Analysisen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectNational Curriculum Guidelinesen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectScience Teachingen
dc.titleSistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001166156pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples