Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Conceição, Rubia Pinto da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T03:25:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267108 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze three copies of science textbooks for the eighth year of elementary school, adopted by the EMEF América school located in the east of Porto Alegre. Contents related to human body systems will be analyzed, in relation to the new national guideline, the Common National Curriculum Base (BNCC), as well as their approaches and contextualization of the subjects. A script of questions based on competences for the teaching of Science will be used, which will help in the bibliographic analysis of the books. Taking into account that students need contextualized teaching that favors learning and brings them closer to their reality. Although the textbook is used as a teaching tool, it ends up being a generalized material, as it does not take into account the students' experiences. It is necessary to work the context, provide interaction between theory and school practice. Respecting diversity, plurality of ideas, ways of learning and always looking for an overall view, where information will have a positive meaning in the student's life. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Textbook Analysis | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Corpo humano | pt_BR |
dc.subject | National Curriculum Guidelines | en |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Science Teaching | en |
dc.title | Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Ana Paula Santellano de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166156 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Biological Sciences (183)