Ressignificando a ação de conduzir na dança de salão : uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas
Data
2023Tipo
Outro título
Resignifying the action of conducting in ballroom dance : a bibliographical review of academic productions
Redefinir l'action de conduire en danse de salon: une revue de litterature des productions academiques
Assunto
Resumo
O artigo apresenta reflexões decorrentes de uma investigação situada no campo da Pedagogia da Dança, desenvolvida na perspectiva de ressignificação dos modelos de Dança de Salão tradicionalmente praticados na nossa cultura. Na busca pela compreensão das possibilidades e interseções entre diferentes pesquisas sobre a comunicação da dupla na Dança de Salão, realiza-se uma revisão bibliográfica da produção científica brasileira contemporânea sobre o tema. Os resultados evidenciam o avanço quantita ...
O artigo apresenta reflexões decorrentes de uma investigação situada no campo da Pedagogia da Dança, desenvolvida na perspectiva de ressignificação dos modelos de Dança de Salão tradicionalmente praticados na nossa cultura. Na busca pela compreensão das possibilidades e interseções entre diferentes pesquisas sobre a comunicação da dupla na Dança de Salão, realiza-se uma revisão bibliográfica da produção científica brasileira contemporânea sobre o tema. Os resultados evidenciam o avanço quantitativo e qualitativo das pesquisas sobre Dança de Salão relacionadas às ações de conduzir e deixar-se conduzir, mas apontam a carência de trabalhos relacionados às pedagogias desse gênero de dança, o que se considera um entrave à reflexão e atualização das formas difundidas nos ambientes de ensino e prática da Dança de Salão. ...
Abstract
The article presents reflections arising from a study within the field of Dance Education based on the perspective of resignifying the traditional Ballroom Dance models that are practiced in our culture. A literature review of contemporary Brazilian scientific research on the subject was conducted to understand the possibilities and intersections between different studies on communication between the duos in Ballroom Dance. The results show the quantitative and qualitative progress of research ...
The article presents reflections arising from a study within the field of Dance Education based on the perspective of resignifying the traditional Ballroom Dance models that are practiced in our culture. A literature review of contemporary Brazilian scientific research on the subject was conducted to understand the possibilities and intersections between different studies on communication between the duos in Ballroom Dance. The results show the quantitative and qualitative progress of research on Ballroom Dance related to the actions of conducting and being conducted. However, they also point to the lack of studies related to dance education in this genre, which is considered to be an obstacle to reflecting on and updating the forms expressed in spaces where Ballroom Dance is taught and practiced. ...
Résumé
L'article présente des réflexions issues d'une enquête située dans le domaine de la Pédagogie de la Danse, développée dans la perspective de redefinir les modèles de danse de salon traditionnellement pratiqués dans notre culture. Une revue de littérature de la production scientifique brésilienne contemporaine sur le sujet est réalisée pour tenter de comprendre les possibilités et les intersections entre les différentes études sur la communication du duo en Danse de Salon. Les ésultats montrent ...
L'article présente des réflexions issues d'une enquête située dans le domaine de la Pédagogie de la Danse, développée dans la perspective de redefinir les modèles de danse de salon traditionnellement pratiqués dans notre culture. Une revue de littérature de la production scientifique brésilienne contemporaine sur le sujet est réalisée pour tenter de comprendre les possibilités et les intersections entre les différentes études sur la communication du duo en Danse de Salon. Les ésultats montrent l'avancée quantitative et qualitative des études sur la Danse de Salon liées aux actions de conduire et de se laisser conduire, mais soulignent le manque d'études sur les pédagogies de ce genre de danse, ce qui est considéré comme un obstacle à la réflexion et à l'actualisation des formes diffusées dans les environnements d'enseignement et de pratique de la Danse de Salon. ...
Contido em
Revista Brasileira de Estudos da Presença. V. 13, n. 3 (jul./set. 2023), p. 1-31
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License