Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPorto, Robson Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.date.accessioned2023-11-10T03:26:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266969pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta reflexões decorrentes de uma investigação situada no campo da Pedagogia da Dança, desenvolvida na perspectiva de ressignificação dos modelos de Dança de Salão tradicionalmente praticados na nossa cultura. Na busca pela compreensão das possibilidades e interseções entre diferentes pesquisas sobre a comunicação da dupla na Dança de Salão, realiza-se uma revisão bibliográfica da produção científica brasileira contemporânea sobre o tema. Os resultados evidenciam o avanço quantitativo e qualitativo das pesquisas sobre Dança de Salão relacionadas às ações de conduzir e deixar-se conduzir, mas apontam a carência de trabalhos relacionados às pedagogias desse gênero de dança, o que se considera um entrave à reflexão e atualização das formas difundidas nos ambientes de ensino e prática da Dança de Salão.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents reflections arising from a study within the field of Dance Education based on the perspective of resignifying the traditional Ballroom Dance models that are practiced in our culture. A literature review of contemporary Brazilian scientific research on the subject was conducted to understand the possibilities and intersections between different studies on communication between the duos in Ballroom Dance. The results show the quantitative and qualitative progress of research on Ballroom Dance related to the actions of conducting and being conducted. However, they also point to the lack of studies related to dance education in this genre, which is considered to be an obstacle to reflecting on and updating the forms expressed in spaces where Ballroom Dance is taught and practiced.en
dc.description.abstractL'article présente des réflexions issues d'une enquête située dans le domaine de la Pédagogie de la Danse, développée dans la perspective de redefinir les modèles de danse de salon traditionnellement pratiqués dans notre culture. Une revue de littérature de la production scientifique brésilienne contemporaine sur le sujet est réalisée pour tenter de comprendre les possibilités et les intersections entre les différentes études sur la communication du duo en Danse de Salon. Les ésultats montrent l'avancée quantitative et qualitative des études sur la Danse de Salon liées aux actions de conduire et de se laisser conduire, mais soulignent le manque d'études sur les pédagogies de ce genre de danse, ce qui est considéré comme un obstacle à la réflexion et à l'actualisation des formes diffusées dans les environnements d'enseignement et de pratique de la Danse de Salon.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos da Presença. V. 13, n. 3 (jul./set. 2023), p. 1-31pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectBallroom Danceen
dc.subjectDance Educationen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLiterature Reviewen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectConductionen
dc.subjectCounter-conducten
dc.subjectSalon Dancefr
dc.subjectPedagogie de la Dansfr
dc.subjectRevue de Literaturfr
dc.subjectConduitfr
dc.subjectContre-conduitfr
dc.titleRessignificando a ação de conduzir na dança de salão : uma revisão bibliográfica de produções acadêmicaspt_BR
dc.title.alternativeResignifying the action of conducting in ballroom dance : a bibliographical review of academic productionsen
dc.title.alternativeRedefinir l'action de conduire en danse de salon: une revue de litterature des productions academiquesfr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172620pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples