Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
dc.contributor.author | Coelho, Márcio Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.author | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T03:24:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-4111 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266947 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study tries to understand how a curriculum organized by work projects produces singular representations on Physical Education school in a teaching collective. We used the theory of social representations, to guide our interpretations in a qualitative meta-analysis, which enabled us to return to the study carried out at the public Education Network of Porto Alegre / RS. In the case of study, we highlight in our interpretations the possibility of renewing the hegemonic didactics and pedagogical practices of Physical Education in the school culture, contemplating the challenge of transformation that the work projects present to the school curriculum. | en |
dc.description.abstract | El presente estudio busca comprender cómo un currículo organizado por proyectos de trabajo produce representaciones singulares sobre Educación Física escolar en un colectivo docente. Utilizamos la teoría de las representaciones sociales para guiar nuestras interpretaciones en un meta-análisis cualitativo, que nos posibilitó volver al estudio realizado en la Red Municipal de Enseñanza de Porto Alegre / RS. En el caso de estudio, destacamos en nuestras interpretaciones la posibilidad de renovar la didáctica hegemónica y las prácticas pedagógicas de la Educación Física en la cultura escolar, contemplando el desafío de transformación que los proyectos de trabajo presentan al currículum escolar. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Motrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.62 (abr./jun. 2020), p. 01-16 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Representations | en |
dc.subject | Physical school education | en |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Work projects | en |
dc.subject | Meta análise | pt_BR |
dc.subject | Análise qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Qualitative meta-analysis | en |
dc.subject | Educación física escolar | es |
dc.subject | Representaciones | es |
dc.subject | Proyectos de trabajo | es |
dc.subject | Meta-análisis cualitativo | es |
dc.title | Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching representations of school Physical Education : singularities produced by the work projects | en |
dc.title.alternative | Representaciones docentes de Educacíon Física escolar : singularidades productivas por los proyectos de trabajo | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173507 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)