Show simple item record

dc.contributor.authorCoelho, Márcio Cardosopt_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-10T03:24:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266947pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present study tries to understand how a curriculum organized by work projects produces singular representations on Physical Education school in a teaching collective. We used the theory of social representations, to guide our interpretations in a qualitative meta-analysis, which enabled us to return to the study carried out at the public Education Network of Porto Alegre / RS. In the case of study, we highlight in our interpretations the possibility of renewing the hegemonic didactics and pedagogical practices of Physical Education in the school culture, contemplating the challenge of transformation that the work projects present to the school curriculum.en
dc.description.abstractEl presente estudio busca comprender cómo un currículo organizado por proyectos de trabajo produce representaciones singulares sobre Educación Física escolar en un colectivo docente. Utilizamos la teoría de las representaciones sociales para guiar nuestras interpretaciones en un meta-análisis cualitativo, que nos posibilitó volver al estudio realizado en la Red Municipal de Enseñanza de Porto Alegre / RS. En el caso de estudio, destacamos en nuestras interpretaciones la posibilidad de renovar la didáctica hegemónica y las prácticas pedagógicas de la Educación Física en la cultura escolar, contemplando el desafío de transformación que los proyectos de trabajo presentan al currículum escolar.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.62 (abr./jun. 2020), p. 01-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectPhysical school educationen
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectWork projectsen
dc.subjectMeta análisept_BR
dc.subjectAnálise qualitativapt_BR
dc.subjectQualitative meta-analysisen
dc.subjectEducación física escolares
dc.subjectRepresentacioneses
dc.subjectProyectos de trabajoes
dc.subjectMeta-análisis cualitativoes
dc.titleRepresentações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeTeaching representations of school Physical Education : singularities produced by the work projectsen
dc.title.alternativeRepresentaciones docentes de Educacíon Física escolar : singularidades productivas por los proyectos de trabajoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173507pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record